É difícil resistir ao charme e ao encanto dos nossos pets. Eles são os nossos pequenos pacotes de amor, que alegram a vida e deixam mais luz por onde passam. Uma pesquisa recente revelou por que os cães adoram quando falamos com eles com voz de bebê. Você sabe o real motivo? Vamos entender essa relação e ver como ela é positiva!
Leia mais: Ficar sozinho não é uma opção: raças de cães que precisam de companhia
Um estudo recentemente divulgado pela revista científica Communications Biology, coordenado por Anna Gergely, especialista em comportamento animal da Hungria, mostrou que os bichinhos percebem que essa forma de tom mais afetuosa é um caminho para reforçar os laços emocionais e a compreensão entre humanos e os pets.
Voz de bebê com os pets
Segundo o estudo, quando usamos uma entonação mais sensível, os cães percebem essa musicalidade da nossa voz, o que tem um impacto muito positivo na relação com eles. Além disso, a pesquisa também revelou que a voz de bebê ajuda a estimular algumas áreas do cérebro dos nossos cães relacionadas à interpretação visual, o que faz com que eles compreendam melhor o que tentamos dizer e fiquem muito mais receptivos aos pedidos.
Essa comunicação mais suave e carinhosa faz com que os cães se sintam amados, protegidos e seguros. A voz de bebê muitas vezes também chama mais atenção, fazendo com que eles realmente se concentrem no que está sendo dito, algo que acaba sendo útil até mesmo durante as técnicas de treinamento.
A comunicação mais suave e amigável ajuda a reduzir a sensação de ameaça, ampliando a compreensão emocional, transmitindo mais alegria e afeto. Com o tempo, os cães criam mais familiaridade com esse tom de voz mais acolhedor e carinhoso, criando associações positivas e respondendo bem a ele.
Assim, cria uma atmosfera de muito mais carinho, atenção e positividade, o que faz bem tanto para você quanto para o seu pet.