Restituição do Imposto de Renda: como saber se você vai receber o lote residual

Descubra em quais casos o contribuinte que ainda não recebeu o dinheiro será incluído em um dos lotes residuais.



Milhões de contribuintes receberam a restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023 em um dos cinco lotes liberados pela Receita Federal até o mês de setembro. No entanto, outros milhares devem ter acesso aos recursos nos próximos meses, por meio de lotes residuais.

Leia mais: Vai ter leilão: mais de 1.400 imóveis serão leiloados pela Caixa; veja detalhes

O primeiro lote residual será pago na próxima terça-feira (31) para 354.509 contribuintes de todo o Brasil. O montante total é de R$ 643.259.756,29.

Quem recebe o lote residual?

Segundo informações da Receita, os valores liberados a partir dos cinco primeiros contemplam declarações que foram regularizadas pelo contribuinte após caírem na malha fina. Também entram na lista documentos autoregularizados após outras declarações com divergências (DIRF ou DMED, por exemplo) serem regularizadas.

O lote residual ainda contempla declarantes cujas prestações de conta haviam caído em malha fina, mas foram analisadas pela Receita e liberadas posteriormente.

Como consultar a restituição?

Quem ainda não recebeu a restituição, mas se encaixa em uma das situações acima, possivelmente terá acesso aos valores nos próximos dias. Para confirmar se foi contemplado, basta acessar o site da Receita, entrar no menu “Meu Imposto de Renda” e selecionar a opção “Consultar a Restituição”.

Se a mensagem exibida na tela for “em fila de restituição”, quer dizer que o pagamento será feito em breve. Caso apareça a informação “enviado crédito para o banco”, significa que o valor já foi liberado.

O pagamento da restituição é feito na conta bancária informada na declaração, seja por transferência direta ou Pix. Problemas com o crédito podem ser solucionados junto ao Banco do Brasil no prazo de até um ano.




Voltar ao topo

Deixe um comentário