Alguns carros se destacam por complicar demais a vida dos donos por causa dos altos custos com a manutenção, decorrente da dificuldade que determinados modelos apresentam com questões como design e engenharia. Veja quais são os carros com muitos desafios técnicos e financeiros que podem aumentar os custos dos proprietários.
Leia mais: Economia no bolso: lista de carros com manutenção barata para comprar em 2023
Essas complexidades podem ser provocadas por diversas razões, logo é fundamental entender por que isso ocorre, principalmente se você tem um dos modelos em casa. É que, em comparação com outros carros, a manutenção deles pode ter um custo muito superior, o que é uma preocupação que deve ser considerada antes da compra.
Custos altos com manutenção
Essas complexidades na revisão de carros podem ser por fatores diversos, como design, engenharia, espaço limitado, inovações tecnológicas, economia de espaço e inovações excessivas. Isso pode fazer com que os custos adicionais aumentem demais os gastos dos condutores. Sem contar que em alguns casos há a dificuldade de encontrar profissionais com conhecimento técnico suficiente para resolver tais problemas da melhor forma.
Em primeiro lugar, a Land Rover Discovery 4 é um grande exemplo. Realizar a troca da correia dentada nesse veículo é uma tarefa complexa por causa do motor volumoso em um compartimento relativamente pequeno. Essa manutenção requer a separação do chassi da carroceria, o que torna o processo muito mais demorado e caro.
Outro carro que apresenta desafios é o Honda Fit da primeira geração. A simples troca das lâmpadas dos faróis se torna uma tarefa complicada, logo é preciso esterçar as rodas dianteiras e remover a proteção interna das caixas de roda para acessar às lâmpadas.
A segunda geração do Audi A6 também não escapa das dificuldades de manutenção. A troca da correia dentada nesse veículo se torna complicada devido à presença de motores V6 ou V8 em um espaço reduzido. Para acessar o componente, é necessário desmontar o para-choque, drenar e remover o radiador. E isso pode custar muito caro!
Outro exemplo é o Chrysler Town & Country, que dificulta o acesso ao estepe. Para acomodar mais passageiros, a Chrysler moveu o pneu sobressalente para o centro do assoalho, que é acessível apenas pelo lado de fora. Isso requer a desmontagem do console central e o uso de uma ferramenta para soltar um cabo de aço.
E ainda há o Dodge Journey e Fiat Freemont. Eles escondem a bateria atrás do para-choque dianteiro esquerdo, o que torna a substituição um grande desafio, sendo assim, se torna necessário desmontar parte do carro.