Com certeza isso já aconteceu com você: rolando o feed do TikTok se deparou com um vídeo em que um produtor de conteúdo usa uma camiseta que você achou linda, ou um acessório super legal para seu celular. Você quer tanto comprar, mas não sabe onde vende, nem quanto é.
Leia mais: TikTok revela: se você se tem essa moeda de 50 centavos pode conseguir até R$ 1.100
O TikTok está estudando implementar uma Inteligência Artificial (IA) para resolver este problema. A rede social quer identificar os itens que aparecem nos vídeos e direcionar os espectadores para a loja virtual da empresa.
A ideia é expandir a presença (ainda tímida) do TikTok enquanto plataforma de e-commerce. Assim, a rede da dancinha poderá bater de frente com a loja já usada no Instagram e a aba similar do YouTube.
Tudo ainda está em estágio muito inicial e só um grupo muito pequeno de usuários do Reino Unido e dos Estados Unidos tem acesso ao recurso.
Como vai funcionar a IA do TikTok?
O algoritmo deverá “escanear” o vídeo e encontrar produtos iguais ou equivalentes. Isso acontecerá sem que o criador de conteúdo saiba. Além disso, não haverá nenhum tipo de “comissão” para quem fez a publicação – mas isso também não acontece hoje.
Não que isto seja algo inédito. Outras plataformas já oferecem um servido parecido, como o Pinterest, o Facebook, o Snapchat e até mesmo o Google. Todos trabalham com recursos para que o usuário se interesse por um produto e, ali mesmo, já feche a venda.
Por acaso…
A nova funcionalidade foi descoberta por uma repórter e foi totalmente por acaso. Ela publicou um vídeo em que estava em um festival indiano, usando um traje tradicional. Em cima do vestido, apareceu um botão que direcionava quem assistia para a TikTok Shop.
Para alguns colegas da jornalista, um anúncio escrito “mais vestidos de casamento na TikTok” também apareceu.
A produtora de conteúdo não foi informada da funcionalidade e nem de que seu vídeo seria usado, ainda que indiretamente, como uma publicidade para produtos da loja digital do TikTok.