Os brasileiros que desejam continuar assistindo à televisão aberta via parabólica precisam ficar atentos às mudanças tecnológicas provocadas pelo sinal 5G. Muita coisa vai mudar e aqueles que não acompanharem as atualizações podem perder o acesso aos conteúdos. Saiba como aproveitar o kit digital e manter o acesso.
Leia mais: De graça: ação da TIM oferece até 30 GB de internet para você testar 5G
A grande questão que exige a troca dos antigos aparelhos é que o avanço da telefonia 5G em todo o país está operando na mesma frequência da Banda C, que é utilizada pelas antenas parabólicas tradicionais. Por isso, o usa da mesma rede pode trazer alguns problemas e prejudicar o acesso à TV, sendo o mais indicado proceder com a troca.
Televisão aberta
O uso da mesma frequência pode provocar problemas como chiados, ruídos e quedas no sinal. Por essa razão, pessoas de várias partes do país onde o 5G já está mais avançado estão sendo orientadas a fazer o quanto antes a substituição do equipamento antigo pelo novo kit digital.
A boa notícia é que essa mudança para o novo modelo não tem nenhum custo adicional para as famílias. Aqueles que fazem uso da antena parabólica tradicional e que estão com os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico) têm direito à instalação gratuita do kit com a nova antena.
O processo de solicitação é por meio da organização sem fins lucrativos “Siga Antenado”, criada pela Anatel. Ela fica responsável pela instalação das antenas nas residências das famílias que entrarem com o pedido de troca para continuarem com o acesso à televisão aberta.
No estado do Rio de Janeiro, o 5G já está disponível em todas as cidades, e o agendamento para a obtenção dos kits gratuitos destinados a famílias de baixa renda está em andamento.
Para continuar com o acesso, é essencial agendar a instalação do novo kit e confirmar se você tem mesmo direito. Para isso, basta acessar o site “Siga Antenado” ou ligar para o número 0800 729 2404, que também funciona no WhatsApp. Assim, você consegue realizar o agendamento da troca e garantir o acesso aos conteúdos sem interferências.