As empresas brasileiras normalizaram a prática de oferecer promoções antecipadas dias antes da Black Friday, e neste ano não tem sido diferente. Nessa espécie de “esquenta” da data oficial mundial de ofertas, é importante estar atento para não cair em golpes e evitar furadas.
Leia mais: iPhone a R$ 4.000 antes da Black Friday? Saiba como aproveitar oferta
Para quem deseja aproveitar o período para comprar uma passagem aérea, o que não faltam são companhias e agências do setor oferecendo descontos. No entanto, é importante ter em mente que os preços das passagens subiram 23,7% em 2023, influenciando a alta no IPCA de outubro (0,24%).
Economizar em meio a um cenário de alta nos custos pode ser difícil, mas ainda é possível. Segundo Rodrigo Salvador, sócio da HCI Invest e planejadora financeira CFP, não dá para garantir que a Black Friday terá preços mais baixos porque não se trata de algo “sistêmico”.
“O preço da passagem [aérea] tem outros fatores que influenciam, como combustível, além de oferta e demanda. A Black Friday é próxima das datas de fim de ano, que encarecem os preços [das passagens]. Então, depende da data em que você está marcando. É uma questão de análise, de acompanhar esses preços”, aconselha Salvador.
Dicas na hora de comprar
A influenciadora Nath Finanças publicou na rede social X (antigo Twitter) algumas recomendações para quem vai comprar voos nesta Black Friday. Uma delas é consultar a reputação da empresa que está vendendo o tíquete aéreo ou o pacote no portal Reclame Aqui.
O sócio da HCI Invest recomenda que o cliente desconfie de preços muito abaixo da média. “A dica que eu deixo é: quando você vê que tem uma oferta muito fora [do comum], muito diferente do mercado, desconfie”, diz o especialista.
Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), lembra que criminosos costumam aproveitar esta época do ano para criar páginas falsas que simulam e-commerces famosos. Eles também enviam promoções inexistentes via WhatsApp, e-mail e SMS para tentar fazer vítimas.
Esses esquemas são elaborados e podem envolver a criação de perfis falsos em redes sociais, depoimentos falsos de supostos compradores e fotos ou vídeos internacionais dos produtos. Por isso, a atenção deve ser redobrada.
Como viajar pagando menos
Não existe um milagre para pagar barato, mas os especialistas recomendam o uso de milhas. Alguns programas de fidelidade oferecem vantagens como o congelamento de preços das passagens, que permanecem com o mesmo independentemente de fatores externos.
Rodrigo Góes, planejador financeiro e especialista em milhas, acredita que muitas companhias que trabalham com milhas vão oferecer promoções durante a Black Friday. “O cliente tem que estar atento para valorizar ainda mais os pontos que ele tem. Um ponto principal é ficar atento ao prazo de validade, para não [a milha não] expirar e jogar dinheiro fora. Outro ponto é, sempre que tiver qualquer dúvida, entre do programa de fidelidade”, recomenda.
“Hoje em dia tem muitos golpes de pessoas recebendo e-mails, SMS, [afirmando] que os pontos estão vencendo e a pessoa tende a clicar. Não clique em nada, entre nos sites oficiais”, completa Góes.