O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de grande perigo para Santa Catarina nesta terça-feira (28). O motivo são os perigos causados pelos grandes acumulados de chuvas que acontecerão nos próximos dias. A validade do aviso foi prolongado durante todo o dia, indicando que as chuvas podem ultrapassar durante os 100 milímetros.
Veja também: El Niño vai piorar clima extremo no Brasil em dezembro
Dessa forma, o volume indica um grande risco de alagamentos e transbordamento de rios, com possibilidade de deslizamentos de encostas em cidades que possuam áreas de risco. Segundo o alerta emitido pelo Inmet, as regiões que podem sofrer com as fortes chuvas em Santa Catarina são: Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, sul catarinense.
Recomendações do Inmet
Além do alerta de perigo, o Inmet divulgou também uma série de recomendações a serem seguidas pelos moradores das regiões em risco. Assim, é recomendado que os aparelhos elétricos e o quadro de energia da residência sejam desligados. O intuito é de evitar a queima dos itens devido às oscilações de energia que podem ocorrer pelas chuvas.
Atenção as alterações nos locais de encostas, visto o alto risco de deslizamentos que podem ocorrer pelos grandes volumes dos precipitados. O recomendado é permanecer em local abrigado, fora das zonas de maior perigo nas regiões citadas. Em caso de inundação, alagamentos ou similar, os pertences essenciais, como documentos e certidões, devem ser protegidos em sacos plásticos, devidamente fechados.
Por fim, mais informações sobre a prevenção e sobre a situação das regiões podem ser coletadas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou ao Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193.