A Begônia Maculata, também conhecida como Begônia Rex, é uma planta de interior apreciada por ter lindas folhas decorativas e marcantes, cheias de bolinhas muito características. Ela tem origem nas florestas tropicais do Brasil, sendo reconhecida pelos padrões de manchas. Conheça mais sobre essa planta.
Leia mais: Não fique sem estas 5 plantas medicinais em casa: elas podem salvar em uma emergência
As folhas exibem padrões de manchas prateadas únicas, que contrastam com o verde, garantindo uma estética muito singular. Por se desenvolver de forma mais compacta, esse tipo de begônia combina muito bem com os espaços menores, mais limitados. A planta tem ainda caules elegantes e folhas densas que garantem toda a exuberância.
Conheça mais sobre a Begônia
Essa planta cresce sob a sombra das árvores, aproveitando a luz filtrada e a umidade. Para crescer bem, ela exige alguns cuidados específicos, como luz indireta, umidade controlada e rega moderada.
Vale considerar ainda que a begônia é sensível ao excesso de água e prefere temperaturas amenas. Por isso, ao regar, tenha muita atenção ao tempo certo para evitar excessos.
Por ser muito exuberante, ela é frequentemente usada na decoração de interiores. Tem uma beleza única, sendo uma das razões por ser plantada em vasos decorativos, deixando cada cantinho muito mais lindo e colorido.
Se combinada com outras plantas, a Begônia se torna ainda mais atraente, mostrando toda a sua singularidade. Não sem motivos, é considerada uma das plantas ornamentais mais populares do mundo.
Ela tem pequeno porte, é de fácil cultivo e uma ótima opção para aqueles com poucos conhecimentos em jardinagem. Mas é preciso ter atenção se na sua casa tem animais de estimação, pois a planta é considerada tóxica para os pets.
Mais um cuidado importante é que a Begônia Maculata deve ser fertilizada a cada 30 dias e deve ser transplantada a cada 2 anos, para um vaso maior, garantindo um melhor desenvolvimento.