Você já se deparou com uma etiqueta de roupa cheia de desenhos e ficou sem saber o que eles significam? Esses símbolos de lavagem são importantes para orientar como lavar, secar, passar e alvejar cada peça, conforme as recomendações dos fabricantes.
Veja também: 5 benefícios do chá de louro que farão você bebê-lo todos os dias
Mas nem sempre é fácil memorizar o significado de cada ícone, que pode variar de tanques e ferros de passar a quadrados e triângulos. Por isso, confira a seguir algumas dicas para você não se confundir na hora de cuidar das suas roupas. Veja:
Ordem dos símbolos de lavagem
A primeira coisa que você precisa saber é que os símbolos seguem uma ordem lógica, que corresponde às etapas de lavagem. “Os desenhos seguem uma ordem sequencial das etapas de lavagem, da esquerda para a direita”, explicou Eduardo Biscaro, proprietário da Facile Lavanderia, em entrevista ao G1.
Categorias dos símbolos de lavagem
Assim, você pode identificar qual desenho se refere a qual etapa, e seguir as instruções corretamente. Além disso, você pode observar que os símbolos se dividem em algumas categorias, que são:
- Lavar: representado por um desenho que se assemelha a um tanque. Se tiver uma mão dentro, significa que a peça deve ser lavada à mão. Se tiver um número, indica a temperatura máxima da água. Se tiver um traço embaixo, indica que a peça é delicada e requer um ciclo suave.
- Secar: representado por um quadrado. Se tiver um círculo dentro, significa que a peça pode ser seca na máquina. Se tiver bolinhas dentro do círculo, indica a temperatura da secagem. Mas se tiver um traço embaixo, indica que a peça deve ser pendurada para secar. Agora, se tiver três traços verticais, indica que a peça deve ser seca na sombra.
- Passar: representado por um ícone que parece o ferro de passar. Se tiver bolinhas dentro, indica a temperatura máxima do ferro. Se tiver um X em cima, significa que a peça não pode ser passada.
- Alvejar: representado por um triângulo. Se tiver um X em cima, significa que a peça não pode ser alvejada. Se tiver retas dentro, significa que só pode usar alvejante sem cloro.
- Limpeza a seco: representado por um círculo. Se tiver um X em cima, significa que a peça não pode ser limpa a seco. Se tiver uma letra dentro, indica o tipo de solvente adequado para a peça.
Dicas para conservar as roupas
Com essas dicas, você pode evitar danificar suas roupas e mantê-las sempre bonitas e conservadas. Mas lembre-se: algumas peças são muito delicadas e exigem cuidados especiais. “Esse tipo de roupa não dá para lavar em casa, porque as máquinas domésticas não fazem isso”, alertou Biscaro.
Cuidados com as roupas especiais
Portanto, “se só tem o símbolo de lavagem com limite de temperatura, aí pode tentar lavar em casa, especialmente se for uma peça comum de algodão, que a gente já conhece. Mas tem que tomar cuidado quando é uma roupa de festa, de seda, linho, viscose ou com adornos e pedrarias”, completou ele.