A linguagem corporal é a maneira como a nossa comunicação acontece sem que seja preciso dizer uma só palavra. É o tipo não verbal, indicado por meio de gestos, postura, expressões faciais e movimento dos olhos. Podemos transmitir diversas mensagens, e existem alguns erros de linguagem corporal que prejudicam a sua imagem.
Leia mais: Sinais do destino: 3 pistas para reconhecer sua alma gêmea em um relacionamento
Esse tipo de comunicação é uma parte importante das interações humanas. Ela pode ser usada para expressar uma variedade de emoções, pensamentos e intenções, assim como provocar impressões ruins a depender da linguagem corporal que usamos.
Erros de linguagem corporal
Os gestos são movimentos do corpo que nos ajudam a transmitir uma mensagem. Além deles, temos ainda as expressões faciais que indicam as nossas emoções.
A postura também comunica muita informação sobre nós, deixando evidente a maneira como o nosso corpo está posicionado. Assim, quando ficamos com o ombro caído, podemos comunicar insegurança, desconforto e muito mais.
O movimento dos olhos é cheio de informações, podendo indicar a presença ou falta de interesse, atenção ou distração enquanto alguém nos conta alguma história, por exemplo.
A linguagem corporal é uma forma complexa de comunicação que pode ser difícil de interpretar. Mas existem alguns erros que podem comprometer a nossa imagem em diferentes momentos.
Ao conhecer alguém, por exemplo, você deve evitar 4 erros comuns de linguagem corporal se a sua meta for criar uma boa imagem e deixar a melhor impressão possível.
Primeiramente, cruzar os braços pode transmitir hostilidade e fechamento. Por isso, o ideal é manter sempre os braços relaxados, demonstrando ser uma pessoa mais aberta, segura e tranquila.
Evitar o contato visual pode gerar sensações terríveis, como demonstrar a sua insegurança ou até mesmo o desinteresse. Se quiser demonstrar que gostou da experiência de estar com a pessoa, tenha sempre o contato visual, direcione o olhar para os olhos dela como sinal de confiança e interesse.
Por onde anda o seu sorriso? Se ele for ausente o tempo todo, isso pode causar uma impressão de distância. Ao sorrir você se abre, demonstra interesse e simpatia.
E não se esqueça de manter uma boa postura, sem se curvar, pois isso pode sugerir falta de confiança ou desinteresse desde o início da interação. Então, tenha uma postura mais ereta, sem se travar demais. Tudo isso vai te ajudar a construir uma imagem mais positiva.