Antes de tudo, é válido ressaltar que um alimento isolado realmente não é capaz de fornecer a cura ou todos os nutrientes necessários. Entretanto, quando associado a uma dieta balanceada, uma fruta produz efeitos surpreendentes a longo prazo.
Veja também: A hora de mudar é agora! 10 profissões que vão bombar no futuro
Desse modo, a fruta conhecida por ser milagrosa na África foi associada a uma diminuição do açúcar na corrente sanguínea. Além disso, o National Center for Biotechnology dos Estados Unidos reconheceu outros benefícios.
Qual é a origem da fruta-do-milagre?
A fruta-milagrosa é uma planta nativa da África Ocidental, onde é conhecida pelo nome de agbayun, taami ou asaa. Nesse caso, produz pequenos frutos vermelhos que contêm uma substância única chamada miraculina.
Esse composto tem a capacidade de alterar o paladar e fazer com que alimentos ácidos ou amargos se tornem adocidados. Dito isso, vale dizer que o efeito gerado não aumenta o açúcar absorvido no organismo. Logo, é possível matar o desejo por doce sem necessariamente ingerir carboidrato em excesso.
Por que a fruta regula o açúcar?
Primeiramente, a fruta-do-milagre regula o açúcar porque a miraculina se liga aos receptores da língua que detectam o sabor doce. Sendo assim, leva a ativação das papilas gustativas na presença de acidez, incluindo o limão e frutas cítricas.
Portanto, engana o cérebro e resulta na percepção da doçura sem a necessidade de consumir adoçantes artificiais. Por esse motivo, tem sido ligada ao emagrecimento, tratamento de diabetes e à prevenção de doenças crônicas.
Outras propriedades reconhecidas por especialistas
Conforme mencionado, a obesidade, a cárie e distúrbios do paladar podem ser evitados ou tratados. Então, é vantajoso ter uma pequena árvore que produz frutas milagrosas, garantindo a oferta a um custo baixo e a prática da jardinagem.
Antes de tudo, adquira sementes de floriculturas especializadas e plantas em um vaso grande. Em relação ao substrato, misture esterco, terra, saibro, calcário e cinza leve de madeira, deixando o recipiente em um local ensolarado. Lembre-se que o tempo para germinar é de 2 a 3 semanas na primavera. Por fim, mantenha o solo úmido, realize a poda mensalmente e adicione adubo orgânico.