O Banco Central informou que o Sistema de Valores a Receber (SVR), popularmente conhecido como “dinheiro esquecido”, ainda tem R$ 7,3 bilhões disponíveis para resgate. Muitos brasileiros nem mesmo sabem que para fazer a consulta basta apenas informar dados como o CPF e a data de nascimento.
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A plataforma criada pelo BC permite que pessoas físicas e empresas consultem e resgatem valores deixados em bancos, consórcios e outras instituições financeiras. O portal foi criado em 2022 e ficou alguns meses fora do ar, mas retornou com novas funcionalidades no dia 7 de março de 2023.
O usuário que acessa o sistema consegue descobrir se existe algum valor disponível em seu CPF ou no CNPJ de sua empresa, além de obter informações sobre como resgatar o dinheiro. No caso de pessoas falecidas, herdeiros, testamentários, inventariantes e representantes legais podem fazer o resgate.
Segundo o BC, cerca de 63% dos resgates são de até R$ 10, enquanto 25,12% dos usuários poderão retirar entre R$ 10,01 e R$ 100. Somente 10,08% dos cidadãos têm entre R$ 100,01 e R$ 1.000 a receber, mas 1,76% do total de clientes terão a oportunidade de sacar acima de R$ 1.000,01.
Consulta pelo CPF
Se você ainda não consultou o Sistema de Valores a Receber para descobrir se existe alguma quantia te esperando, veja como é fácil:
- Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br;
- Clique em “Consulte valores a receber”;
- Informe o número do CPF ou CNPJ;
- Digite sua data de nascimento ou a data de abertura da empresa;
- Faça a verificação e toque em “Consultar”.
Caso haja algum valor a receber, retorne à página inicial e entre no menu “Acesse o Sistema de Valores a Receber”. Para fazer o acesso, é necessário ter uma conta Gov.br nível prata ou ouro. Os passos seguintes serão exibidos na tela.
Algumas instituições oferecem a possibilidade de solicitar o valor pela própria plataforma, na opção “Solicitar por aqui”. O pagamento é realizado via Pix e leva até 12 dias úteis. Outros bancos informam apenas o telefone de contato para que o consumidor solicite os valores por meio do seu canal de atendimento.