Combater as infestações de pulgas e carrapatos no quintal de casa é sempre uma tarefa desafiadora. Principalmente quando a situação já se arrasta por algum tempo. Se você já tentou de tudo e nada deu certo, que tal apostar em uma forma natural e menos tóxica? Conheça duas plantas que prometem ser muito eficazes contra os carrapatos!
Leia mais: Quem possui estas 2 plantas em casa não faz ideia da sorte que tem
Algumas plantas afastam os carrapatos por causa das substâncias químicas que elas produzem. Essas substâncias tender a ser encaradas como repelentes para os carrapatos, fazendo com que eles se sintam desconfortáveis ou até mesmo machucados.
Plantas eficazes contra os carrapatos
Além de produzir substâncias químicas repelentes, algumas plantas também podem dificultar a sobrevivência dos carrapatos. Por exemplo, as plantas com folhas peludas ou espinhosas podem dificultar a locomoção, fazendo com que a tendência seja que eles se afastem do seu jardim.
Entre tantas opções de plantas eficazes contra os carrapatos, duas delas se destacam: o absinto e o alecrim. Elas possuem algumas particularidades que fazem toda a diferença no combate à infestação.
A artemísia, conhecida como absinto, possui folhagem densa e prateada, além de emitir um aroma desagradável para pulgas e carrapatos. Sua versatilidade permite seu uso em chás, sendo uma opção poderosa para afastar essas pragas.
O alecrim, que usamos tanto na culinária, é um poderoso aliado nesse combate. É uma planta aromática que produz uma substância química chamada “rosmarinic acid”. Esse ácido é um repelente natural para carrapatos e outros insetos.
Além disso, o alecrim é eficaz ainda contra ácaros, pulgões e moscas. Espalhar ramos de alecrim pelo jardim cria uma barreira olfativa, proporcionando um ambiente livre de carrapatos.
Outra grande vantagem no uso dessas plantas é que elas conseguem proporcionar ainda mais beleza ao seu jardim, ao mesmo tempo, em que protegem as suas plantinhas. Então, confie sem medo de errar!