scorecardresearch ghost pixel



Mesmo alecrim em vaso por mais de 10 anos? Aprenda como fazer isso

Você tem um pé de alecrim em vaso na sua casa e não sabe como fazê-lo durar mais de 10 anos? Então chegou a hora de aprender o truque.



Cultivar um alecrim em vaso que dure mais de uma década pode parecer um desafio e tanto. Mas com os cuidados certos, é perfeitamente possível. Aliás, os truques para isso acontecer são relativamente simples.

Veja também: Alerta: trabalho híbrido pode ser tóxico para funcionários com filhos; veja por quê

Esta erva aromática não só adiciona sabor às suas refeições, mas também oferece benefícios ao jardim e ao ambiente.

Aqui estão cinco dicas práticas para manter seu alecrim em vaso saudável e vibrante por mais de 10 anos:

Comece escolhendo de forma correta

Comece com a base certa. Escolha um vaso grande o suficiente para acomodar o crescimento do alecrim ao longo dos anos. Opte por um recipiente com boa drenagem, pois o alecrim não tolera raízes encharcadas.

Use um solo bem drenado, misturando terra de jardim com areia ou perlita para melhorar a circulação de ar e evitar o acúmulo de água. A escolha do vaso e do solo é crucial para um cultivo bem-sucedido a longo prazo.

Localização do alecrim em vaso importa

A localização é fundamental para a saúde do alecrim em vaso. Certifique-se de colocar o vaso em um local que receba pelo menos seis horas de luz solar direta por dia. O alecrim adora luz solar e prospera sob essas condições.

Se você vive em um local com invernos rigorosos, considere trazer o vaso para dentro de casa ou protegê-lo do frio excessivo para garantir sua sobrevivência.

Não erre a mão na hora de regar o alecrim em vaso

Evite regar em excesso, o que pode levar ao apodrecimento das raízes. Deixe o solo secar um pouco entre as regas, e quando regar, faça-o profundamente. Um sistema de irrigação por gotejamento ou um prato sob o vaso para reter a água em excesso podem ser úteis.

Monitore o solo e as folhas para determinar quando o alecrim em vaso precisa de água. Lembre-se de que é mais fácil corrigir a falta de água do que o excesso.

Poda regular

O alecrim beneficia-se da poda regular, que não só o mantém com uma forma mais compacta e agradável, mas também estimula o crescimento saudável. Ao cortar os galhos superiores, você promove a ramificação e evita que o alecrim cresça muito alto.

Além disso, a poda remove folhas antigas e danificadas, permitindo que novos brotos surjam.

Fertilização ajustada

Evite a fertilização excessiva, pois o alecrim não requer muitos nutrientes. Use um fertilizante equilibrado ou um fertilizante orgânico de liberação lenta no início da primavera. Uma aplicação anual geralmente é suficiente. O excesso de fertilização pode levar ao crescimento excessivo e afetar negativamente o sabor e a saúde da planta.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário