A tentativa de ser cordial leva as pessoas a reagirem gentilmente a convites, postergando a decisão final. Sendo assim, o ‘’não’’ é evitado a qualquer custo, buscando reduzir o constrangimento, a partir de uma lógica comum.
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Por outro lado, sorrir e aceitar certas perguntas resultam em uma série de problemas, incluindo o excesso de responsabilidades. Dito isso, é importante considerar a urgência de certos assuntos e priorizar o que é importante.
As pessoas dizem ”sim” apenas por conveniência
A princípio, muitas pessoas têm dificuldade em dizer “não” quando recebem um convite para festas, encontros, trabalhos e outras situações. Desse modo, emitem sinais afirmativos, visando não magoar, ofender ou decepcionar os amigos.
No entanto, ao agir por consideração aos demais, é possível se prejudicar, visto que há um gasto de tempo e energia em frequentar certos espaços. Ou seja, sempre pense duas vezes antes de aceitar ou negar uma solicitação.
Acredite! O ‘‘não’’ te livra de convites desnecessários
Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Personality and Social Psychology, 77% afirmaram ter aceitado um convite por pressão. Apesar de representar uma amostra, trata-se de um comportamento recorrente em diversas culturas.
Afinal, é normal querer evitar conflitos ou causar aborrecimento, ou mesmo se arrepender de aproveitar as oportunidades. Contudo, é imprescindível considerar os prós e contras conforme os seus objetivos e perspectivas. Então, atente-se às atitudes que refletem o desejo de receber olhares de aceitação.
Você não consegue ficar disponível o tempo todo
Por último, lembre-se que você não é obrigado a estar presente 24 horas por dia, à disposição de familiares e colegas. Nesse caso, é essencial administrar o cronograma, assumindo tarefas prioritárias e por ordem de urgência.
Diante do cenário apresentado, faça o exercício de pensar em contextos que exigiam um ‘’não’’ e você ofereceu um ‘’sim’’. Em seguida, anote as observações e procure aprender diariamente, para se tornar uma pessoa organizada.