Seis nomes são culturalmente associados a uma personalidade esnobe, marcados por uma aura de sofisticação e distinção. Eles sobrevivem ao tempo e são do tipo amado ou odiado: não existe meio-termo para eles. Descubra quais são os nomes esnobes e os seus significados.
Leia mais: Bombaram nos cartórios: estes foram os 27 nomes mais registrados em 2023
A escolha de nomes muitas vezes reflete o desejo dos pais por significados, traduções e origens específicas. Embora esses nomes possam soar fora do comum, eles passaram a ter uma associação com o esnobismo por influência de filmes e novelas, por exemplo.
Nomes esnobes
Cada um dos nomes esnobes carregam características que contribuem para essa percepção. É claro que a escolha dos nomes dos filhos é um momento especial para os pais, e que precisa ser tratada com muita atenção e critério.
Alguns pais preferem os nomes que transmitam sofisticação e distinção, mas há casos em que a escolha pode ser um indicativo de pessoa esnobe. Por serem nomes que fogem do comum, eles podem remeter a realeza e serem vistos como sinais de riqueza e poder.
Mas a associação desses nomes a personagens de classe alta e egoístas, principalmente em novelas e filmes, alimenta ainda mais a crença de que eles são nomes esnobes. A lista de nomes que carregam essa conotação esnobe inclui:
1. Sebastian: uma variação inglesa de Sebastião, que significa venerado ou adorado.
2. Lavínia: é um nome que transmite elegância e delicadeza, mas também sugere nobreza. Significa pura e respeitável.
3. Maximilian: é menos comum e significa “o maior” ou “o mais elevado”, conferindo uma ideia de realeza e egoísmo.
4. Penélope: ficou mundialmente conhecido pelo desenho animado “Corrida Maluca”. Remete à imagem de patricinha.
5. Theodora: o significado é “presente, dádiva de Deus”, sendo considerado um nome esnobe por muitos.
6. Dominic: de origem latina, significa “do Senhor”, também menos comum no Brasil e muitas vezes associado com riqueza.