Com a chegada de um novo ano, muitos brasileiros ficam curiosos para saber como será o clima em janeiro. Devido às frequentes ondas de calor que atingiram todo o país neste ano, muitos se questionam se o calor continuará em 2024. Além disso, as chuvas também são uma grande preocupação, principalmente para os produtores agrícolas.
Veja também: Preparado? Pico de calor do super El Niño será em dezembro e janeiro
Segundo o Inmet, a expectativa é que o mês de janeiro registre chuvas abaixo da média em grande parte da região Norte, além da Região Sul e dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em contrapartida, parte da região Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do país, registrarão chuvas dentro ou pouco acima da média esperada.
Chuvas podem interferir nas plantações do início do ano
As chuvas em janeiro de 2024 podem impactar na safra de grãos do início do ano. Assim como em outubro e novembro deste ano, os níveis para janeiro de 2024 devem continuar baixos. Outro ponto é o aumento da evapotranspiração devido às altas temperaturas que acontecerão ao longo do mês.
Na região central do país, o retorno das chuvas na segunda quinzena de dezembro contribuiu para o aumento dos níveis de água no solo. Assim, a situação favoreceu o retorno do plantio e do desenvolvimento dos cultivos da primeira safra. Em janeiro, as chuvas regulares irão contribuir para as culturas em estágios que precisem de mais água.
No Sul do país, os volumes de chuva esperados tendem a manter os níveis de água no solo elevados. Porém, já menor possibilidade de geração de excedente hídrico em alguns locais no primeiro mês de 2024. Dessa forma, a redução no volume das chuvas pode favorecer a retomada da semeadura das culturas de primeira safra, principalmente nas regiões que estão em atraso.
E o calor?
Por fim, outro ponto muito questionado pelos brasileiros é se 2024 será tão quente quanto 2023. Segundo a previsão do Inmet, o mês de janeiro irá registrar temperaturas acima da média em praticamente todo o país. Assim, os termômetros devem marcar temperaturas acima dos 25ºC. No Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a temperatura média pode chegar aos 30ºC.
No centro-sul do Rio Grande do Sul, oeste do Paraná e norte do Rio Grande do Norte, as temperaturas ficarão próximas da média. Já no oeste do Espírito Santo, a previsão é de que os termômetros fiquem ligeiramente abaixo da média esperada para o mês.