Se você tem um destes 19 sobrenomes, sua origem está no Império Romano

Ter um dos sobrenomes romanos pode indicar que as suas origens carregam histórias de muita cultura e influência mundial. Entenda os motivos.



O Império Romano deixou um legado não apenas em sua história política e cultural, mas também em uma tradição de sobrenomes que são encontrados até os dias de hoje. Não só na Itália como em todo o mundo, eles são frequentemente ouvidos por aí. Veja quais são os sobrenomes romanos que indicam que você tem um pezinho na Roma Antiga.

Leia mais: 6 sobrenomes que indicam riqueza: se você tem, pode ser da nobreza

Os sobrenomes romanos são divididos em três partes: o praenomen, o nomen e o cognomen. O praenomen é o nome pessoal, equivalente ao nosso nome de batismo. O nomen é o sobrenome da família, equivalente ao nosso sobrenome. Já o cognomen é um apelido ou título adicional.

Sobrenomes romanos

Com a queda do Império Romano Ocidental, o uso de sobrenomes diminuiu, retornando ao costume germânico de identificação apenas pelo primeiro nome. A reintrodução dos sobrenomes na Itália ocorreu no final da Idade Média, sendo mais um marco da história que carrega tanta tradição e peculiaridades.

Os sobrenomes romanos muitas vezes indicavam a origem geográfica ou características pessoais. Por exemplo, “Dos Anjos” derivou de “angelum”, enquanto “Dos Santos” de “santus”. O sobrenome “Proietti”, significando abandonado, pode ter se originado de alguém órfão ou marginalizado.

Entre os sobrenomes mais comuns em Roma, o destaque vai para Rossi, Mancini, Ricci, Russo, Luca, Conti, Bianchi, De Angelis, Proietti, Romano, Mariani, Valentini, De Santis, Rosa, Immobiliare, Marini, Moretti, Esposito, Bruno e Marchetti.

Esses sobrenomes refletem a diversidade e a história das famílias que compunham a sociedade romana. Mesmo depois de tantos anos, eles ainda são muito comuns e podem ser encontrados em várias partes do mundo.

Ao ter um sobrenome assim, você pode conhecer mais sobre as suas origens e percorrer anos de histórias ao buscar pelos fatos que envolveram as pessoas da sua família.

Por exemplo, de onde vieram e quais desafios enfrentaram para chegar ao outro lado do mundo. Assim, os sobrenomes romanos nos ajudam a entender como a sociedade funcionava e como as pessoas se identificavam naqueles tempos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário