Fritar um bife é coisa simples, certo? Depende! Não tem muito segredo, é bem verdade, mas existem alguns truques que podem deixar o seu bifinho de todos os dias com cheiro, sabor e qualidade de chef de restaurante caro! Aprenda a dica e nunca mais erre na hora de cozinhar a carne.
Leia mais: Refrigerante amacia a carne? Chefs revelam truque do churrasco perfeito
Um bife perfeito exige algumas etapas que fazem toda a diferença. Com ajustes simples, você pode transformar esse alimento tão comum na rotina em uma experiência gastronômica daquelas que você só tem quando come fora de casa. Agora, não mais!
Truque para fritar o bife: passo a passo
São pelo menos sete etapas essenciais para um resultado de chef de alto nível. A começar pela escolha! Use um bife de qualidade, fresco, de corte marmorizado, que são aqueles com mais gordura. Isso ajuda a manter a carne úmida durante o cozimento.
Tempere o bife com sal e pimenta a gosto, pelo menos 30 minutos antes de cozinhar. Vai permitir que o tempero penetre na carne e dê mais sabor. O próximo passo está em aquecer a frigideira, que deve estar muito quente antes de adicionar o bife, criando aquela crosta crocante na carne.
Além do corte fino da carne, você deve pensar ainda que ela deve alcançar a temperatura ambiente antes do cozimento. Por isso, tenha atenção a essa etapa.
A escolha adequada de óleo também faz a diferença, sendo manteiga ou óleo vegetal. Outro cuidado está em evitar mexer muito a carne. Mesmo que você goste de carne bem passada, não prolongue em excesso o tempo de fritar o bife, pois isso pode levar à perda de suculência.
Mais um truque de mestre: depois de cozinhar o bife, deixe a carne descansar por alguns minutos antes de servir. Isso ajuda que os sucos se redistribuam pelo bife, que fica ainda mais saboroso e suculento, digno de muitos elogios.