Em primeiro lugar, o carregador fica quente quando há uma conversão de energia elétrica em energia térmica, que é liberada na forma de calor. Às vezes, o superaquecimento passa despercebido e requer atenção redobrada.
Veja também: Como desativar o recurso do correio de voz em Android e iOS
Afinal, o aumento da temperatura representa diversas preocupações, começando pelo derretimento dos componentes. Ou seja, queimaduras na pele e incêndios colocam a vida das pessoas em risco, além do próprio prejuízo material.
Por que o carregador costuma ficar quente?
- Ausência de ventilação
A princípio, a circulação de ar é essencial para manter diversos eletrônicos funcionando. Desse modo, mantenha os carregadores afastados de locais abafados, incluindo o fogão, áreas ensolaradas e cobertas. Por exemplo, em dias de verão o carro é um péssimo ambiente, visto que absorve a luz do sol.
- Danos na fiação elétrica
Outra razão pela qual o carregador esquenta é a presença de problemas na eletricidade. Dito isso, é aconselhável chamar um técnico e trocar os fios, evitando curtos-circuitos, sobrecargas ou faíscas. Quanto à manutenção preventiva, trata-se de um processo que beneficia utensílios elétricos e mantém a casa em segurança.
- Defeito no carregador
Em terceiro lugar, a presença de defeitos requer a troca em um fabricante certificado. Logo, ao verificar os cenários apresentados anteriormente, o mau uso também resulta no desgaste da bateria. Sendo assim, verifique se há algo no celular, e se necessário, adquira um adaptador novo.
- Incompatibilidade com o dispositivo
Ao passo que a diferença de voltagem, amperagem ou potência impactam no carregamento, é válido seguir as instruções do manual. Então, a maioria das marcas recomenda que o usuário não use o carregador de terceiros. Nesse caso, o fato da superfície permanecer quente, é a falta de compatibilidade.
- Dispositivo falsificado
Por último, existem inúmeras lojas que comercializam produtos falsificados, que não oferecem garantia e eficiência. Lembre-se que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) certifica itens que não atendem aos padrões de segurança. Portanto, jamais esqueça de verificar a procedência do a mercadoria.