Para trocar de celular, muitos consumidores realizam a venda do aparelho antigo para diminuir os custos do novo. No entanto, antes de colocar o celular à venda, é necessário ter alguns cuidados para evitar perder informações e conteúdos importantes.
Veja também: 4 recursos escondidos no iPhone que vão facilitar sua vida em 2024
Assim, o primeiro passo é realizar o backup dos dados para o novo iPhone, além de desconectar contas importantes e apagar dados pessoais do aparelho antigo.
4 atitudes a serem tomadas antes de trocar de iPhone
1. Transferir informações para novo aparelho
O primeiro passo é transferir as informações do antigo celular para o novo. Pensando em facilitar a vida dos usuários, a Apple possui um sistema que permite realizar esse processo automaticamente. Para isso, é preciso ter os dois smartphones em mãos e ativar o Bluetooth ou Wi-Fi no novo celular.
Em seguida, aproxime o iPhone antigo do novo e dê início ao processo de configuração do novo aparelho. A transferência poderá ser realizada via iCloud em segundo plano, para que o usuário não precise parar de usar o aparelho. Porém, essa função só está disponível para iPhones com sistema operacional 11 ou posterior. Nos demais, será preciso esperar até o processo ser finalizado para voltar a utilizar o aparelho.
2. Remover celular da lista de dispositivos confiáveis
Antes de vender o celular, é preciso retirar o aparelho da lista de dispositivos confiáveis. Por meio dessa lista, a Apple identifica os aparelhos que já realizaram uma sessão com autenticação de dois fatores. Assim, é importante desativar essa função antes de vender o iPhone para outra pessoa.
Para isso, vá em Ajustes, clique sobre o nome do usuário e deslize a tela até encontrar os aparelhos conectados à conta. Em seguida, clique o dispositivo que deseja eliminar da lista e selecione “Remover da Conta”.
3. Backup dos arquivos
Já imaginou trocar de aparelho e perder todas as fotos, arquivos, conversas e contatos armazenados no aparelho antigo? Para evitar essa situação, será preciso fazer o backup do aparelho. A Apple permite que as informações do smartphone fiquem armazenadas no iCloud, podendo ser acessadas em qualquer lugar.
O backup é realizado no próprio aparelho, sendo preciso ir em “Ajustes”e clicar no nome do usuário. Em seguida, selecione “iCloud” e “Backup do iCloud”. Em seguida, selecione “Fazer Backup agora” e espere alguns minutos para o processo ser finalizado.
4. Restaure o aparelho
Após ter salvo todas as informações necessárias, é possível resetar o iPhone e deixá-lo com as configurações de fábrica. Ou seja, nenhuma das alterações realizadas pelo antigo proprietário, como aplicativos instalados e informações inseridas, continuarão salvas no aparelho. Com essa atitude, se torna extremamente seguro vender o aparelho para terceiros.
Para resetar o aparelho, basta ir até Ajustes e clicar em “Geral”. As opções para restaurar o aparelho ficam no final da página, em “Redefinir”. Em seguida, clique em “Apagar Conteúdo e Ajustes” para que todas as informações sejam deletadas. O processo só será finalizado mediante confirmação com a senha de bloqueio do celular, selecionando a opção “Apagar iPhone duas vezes.