Com o mês de fevereiro se aproximando, os brasileiros começam a ficar ansiosos para saber como ficará a previsão do tempo para as festas de carnaval. Segundo a previsão do tempo, o segundo mês de 2024 deverá ser de altas temperaturas em praticamente todo o país, exceto pelo leste do Rio Grande do Sul.
Veja também: Sou obrigado a trabalhar no Carnaval? Lei explica o que fazer neste caso
Dessa forma, os termômetros deverão marcar temperaturas máximas entre 32ºC e 36ºC em todas as regiões brasileiras. No entanto, mesmo que esse seja o clima esperado pelos foliões para aproveitar os bloquinhos de rua e as festas de carnaval, o calor intenso causa estresse térmico nas plantações, no confinamento de gado e na criação de aves e suínos.
Para não ter prejuízos maiores, os agropecuaristas devem manter a atenção para manter os ambientes bem ventilados e as plantações irrigadas na medida necessária no próximo mês. No Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro, sul de Goiás, Roraima, interior de São Paulo e no norte do Paraná, os termômetros podem chegar aos 40ºC.
Diminuição das chuvas e déficit hídrico
Além das altas temperaturas, há o risco de surgimento de focos de incêndio e déficit hídrico, visto que os acumulados de chuvas não devem chegar aos 50 mm em grande parte do país durante todo o mês de fevereiro. Em contrapartida, volumes entre 150 a 200 mm de chuva poderão ser registrados no Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e na faixa sul do Rio Grande do Sul.
Assim como o calor extremo, as chuvas em excesso também trazem transtornos para os trabalhos nos campos. Ademais, mesmo durante as precipitações, as temperaturas serão altas. Com isso, fica potencializado o risco do surgimento de fungos e parasitas nas lavouras, podendo gerar grandes problemas para os agricultores.
Por fim, para evitar maiores problemas, os produtores devem se atentar às previsões do tempo. Atenção também às janelas de tempo firme para a realização do tratamento fitossanitário necessário. A medida será necessária principalmente nas lavouras de café, com o intuito de evitar a ferrugem e a diminuição da produção.