Alguns servidores públicos receberão um aumento gradual de 70% na Gratificação de Incentivo à Carreira (GIC) até o ano de 2026. O reajuste começa a ser aplicado a partir de abril deste ano. Saiba quais servidores poderão contar com o aumento.
Leia mais: Servidores podem receber restituição do Pasep. Saiba o que fazer
Os servidores da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) serão contemplados. Eles receberão um aumento gradual de 70% na GIC pelos próximos dois anos. Assim, esse aumento será aplicado de forma escalonada, começando em abril deste ano, com um aumento de 44%.
Aumento gradual na gratificação
Dessa maneira, a previsão é que em abril de 2025, o aumento seja de 56%. Até chegar ao mesmo mês em 2026, quando o aumento será de 70%. A GIC é uma gratificação paga aos servidores segundo o nível de escolaridade e tempo de serviço.
O aumento da GIC é uma conquista importante para os servidores da Secretaria de Educação do Distrito Federal, que há muito tempo reivindicavam um aumento salarial. Com a confirmação, a expectativa é de que esse aumento ajude a melhorar o salário dos servidores, assim como atrair e reter talentos para a educação pública do Distrito Federal.
Dessa maneira, os novos valores tornam a educação pública do Distrito Federal mais atraente para os profissionais qualificados. Isso pode ajudar a reduzir a rotatividade de funcionários e a garantir que a educação pública do Distrito Federal seja atendida por profissionais com boa experiência e qualificação.
Isso também pode ajudar a motivar os funcionários da educação e a melhorar a produtividade. Consequentemente, tudo isso leva a uma melhoria na qualidade da educação que os alunos recebem.
A medida de aumento gradual na gratificação beneficiará cerca de 8.298 servidores ativos, 8.950 aposentados e aproximadamente 350 pensionistas, representando um investimento público mensal de cerca de R$ 8,2 milhões.
Além disso, o funcionalismo público do Distrito Federal terá um reajuste salarial anual de 6%, com a segunda parcela prevista para julho de 2024, como parte de um aumento total de 18% prometido pelo governador Ibaneis Rocha.