Uma prática muito comum entre diversos homens pode acabar causando prisão em flagrante no Brasil. Muito realizada por pessoas do sexo masculino durante festas, eventos na rua ou até mesmo em idas aos bares, a ação pode fazer com que a pessoa enfrente um processo judicial e tenha sua vida afetada.
Veja também: Mulher é condenada à prisão por assumir multa do filho que perderia a CNH
Dessa forma, ao precisar utilizar o banheiro e se deparar com a falta de um ou até mesmo com grandes filas, muitos homens escolhem se deslocar até um beco vazio ou se esconder atrás de árvores para urinar na rua. A atitude é muito comum durante festas na rua, como o Carnaval, ou shows. No entanto, por mais banal que pareça, fazer xixi na rua é considerada uma infração penal.
Quais as consequências de urinar na rua?
Segundo o artigo 233, estabelecido na Lei de Contravenções Penais, urinar em locais públicos, abertos ou expostos ao público é considerado um ato obsceno. O assunto já virou até mesmo motivo de campanha publicitária entre poderes do país. Assim, o Senado Federal realizou uma campanha relembrando sobre a legislação, com o intuito de evitar que pessoas urinassem na rua.
Em diversas cidades brasileiras, além das consequências determinadas por lei, o ato de urinar na rua também pode gerar o pagamento de multas. Desse modo, o cidadão que for flagrado fazendo xixi em público poderá ser multado, além de ter que arcar com as consequências determinadas por lei.
Dependendo da gravidade do caso e da denúncia, a ação pode acabar em prisão. Por isso, é necessário repensar na atitude antes de escolher escapar da fila do banheiro e utilizar algum espaço público como vaso sanitário. Vale ressaltar que a medida também é válida para mulheres, por mais que o costume seja majoritariamente realizado por homens. Por fim, a atitude poderá ser penalizada caso o cidadão seja pego em flagrante urinando em locais públicos, seja por atentado ao pudor e até mesmo degradação do patrimônio público.