scorecardresearch ghost pixel



Este é o ingrediente que muitas pessoas colocam na cerveja para deixá-la mais gostosa

Incluir sal na cerveja pode mudar o sabor da bebida. Muitas pessoas aprovam e só conseguem beber assim. Entenda o que muda.



Uma cervejinha gelada combina com vários momentos e ocasiões. Tem quem não abre mão de ter uma latinha da bebida por perto, por apreciar de verdade o sabor da cerveja. E alguns preferem adicionar sal à bebida. Mas, qual a diferença que isso faz? Entenda.

Leia mais: Cerveja brasileira ganha prêmio de “Melhor do Mundo”; saiba qual é

Adicionar sal à cerveja não é apenas um hábito, mas sim uma prática que para muitas pessoas é a melhor opção para dar um novo sabor para a bebida. Estudos, como o realizado pela Universidade de Harvard em 1997, confirmaram que o sal reduz o amargor da cerveja e realça suas qualidades palatáveis, como a densidade da espuma.

Sabor da cerveja: veja o que muda ao adicionar o sal!

sal de de cozinha
Foto: Detry26 / Canva Pro

Para muitos que apreciam uma cervejinha, o truque é uma boa opção principalmente quando precisam fazer a compra de cervejas mais baratas e de baixa qualidade. Assim, a sensação é de que o sabor da cerveja muda, ficando mais saborosas, mesmo quando você não pode gastar muito.

O sal interage com os receptores de sabor da língua, mascarando o amargor presente em algumas cervejas, como IPAs e stouts. Pode ainda realçar a doçura natural da cerveja, criando um sabor mais equilibrado. Para alguns paladares, adicionar sal intensifica o sabor da cerveja, assim como os aromas, garantindo uma experiência sensorial mais rica.

E tem mais: o sal estimula a salivação, o que ajuda a limpar as papilas gustativas e preparar a boca para o próximo gole. Mesmo com tantas experiências positivas, é importante não exagerar no sal, especialmente para pessoas com hipertensão, pois pode ser prejudicial à saúde.

Utilize pequenas quantidades de sal, como uma pitada ou um grão, para evitar que o sabor fique salgado demais. A quantidade ideal varia segundo a cerveja e o paladar de cada pessoa. Então, se quiser experimentar, comece com pequenas quantidades e ajuste de acordo com a sua preferência.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário