As suculentas raras são plantas que se destacam pela sua beleza, diversidade e resistência. Elas possuem a capacidade de armazenar água em suas folhas, caules ou raízes, o que lhes permite sobreviver em ambientes áridos e com pouca irrigação.
Veja também: Plantas para esquecidos: 10 espécies que exigem regas com menos frequência
Diante disso, existem muitas espécies de suculentas raras, cada uma com suas características únicas, como formas, cores, texturas e flores. Algumas das suculentas raras mais conhecidas são: Lithops, Conophytum, Haworthia, Pachyphytum, Echeveria, entre outras.
Suculentas raras para colecionar
Além disso, essas plantas são ideais para decorar espaços internos e externos, pois exigem poucos cuidados e trazem um toque de charme e exotismo para qualquer ambiente. Conheça a seguir algumas espécies de suculentas raras, que se destacam por suas características únicas e exóticas. Confira!
1. Conophytum Calculus
Essa pequena suculenta se parece com pequenas pedras verdes, perfeitas para composições minimalistas ou terrários. Ela é originária da África do Sul, e gosta de receber luz solar direta. Ela precisa de pouca água, e suas flores se abrem à noite e se fecham de manhã.
2. Suculentas raras: Echeveria Cassis
Já essa suculenta tem folhas carnudas e roxas, que chamam a atenção pela sua beleza. Ela precisa de sol parcial e rega moderada. Suas flores surgem em hastes longas e dão um charme extra ao jardim.
3. Bolinha de Vidro (Haworthia cooperi)
Enquanto isso, essa suculenta tem folhas translúcidas, que parecem bolinhas de vidro. Ela é diferente das outras espécies citadas acima, pois prefere sombra parcial. Ela é ideal para ambientes internos, e não precisa de muita água.
4. Suculentas raras: Echeveria runyonii
Com origem no México, essa suculenta rara tem um crescimento rápido. Ela gosta de receber muito sol em suas folhas, que são verdes e prateadas. Ela pode atingir 20 cm de altura, e produz flores alaranjadas.
5. Lithops Karasmontana Top Red
Muito rara, essa suculenta tem uma coloração avermelhada. Ela imita a aparência de pedras, para se proteger de predadores. Ela é originária da África do Sul e da Namíbia, e gosta de ambientes secos. Assim, ela floresce no outono.
6. Suculentas raras: Haworthia truncata
Já essa suculenta africana tem um toque moderno, pois suas folhas parecem cortadas na transversal. Ela se desenvolve bem em meia-sombra, e sobrevive muito tempo sem água. Suas flores são brancas e delicadas.
7. Suculenta Cebola de Hambúrguer (Conophytum Burgeri)
Essa suculenta tem uma forma que lembra camadas de um hambúrguer. Ela é originária das regiões áridas da África do Sul, e se adapta a ambientes extremamente secos. Ela entra em dormência durante os meses mais quentes, e floresce no inverno.
8. Suculenta Pedra (Conophytum Globosum)
Por fim, essa suculenta também imita a aparência de pedras, com folhas pequenas, arredondadas e achatadas. Ela é originária de áreas desérticas da África do Sul, e precisa de pouca água. Suas flores são amarelas e perfumadas.