Amuleto contra mau-olhado: planta fácil de cuidar é poderosa contra a inveja

Conheça alguns dos principais cuidados envolvendo o cultivo do bambu-da-sorte. Veja também o seu significado no Feng Shui.



O bambu-da-sorte, conhecido cientificamente como Dracaena Sanderiana, é uma alternativa atrativa quando o assunto é paisagismo, especialmente pela sua representação no Feng Shui.

Veja também: 7 plantas que os mosquitos da dengue detestam e você deveria ter em casa

Como o nome científico entrega, a planta é da espécie dracena. Sua origem está na África Tropical. Conheça o seu significado conforme o Feng Shui e como cuidar dessa planta.

O que o Feng Shui diz sobre o bambu-da-sorte?

Resumidamente, o Feng Shui é uma antiga prática chinesa que tem como o objetivo de eliminar as energias ruins dos ambientes para trazer mais equilíbrio e harmonia aos espaços.

Assim sendo, conforme o Feng Shui, a planta é capaz de levar sorte ao ambiente que o acolhe. Ou seja, o bambu-da-sorte é um amuleto.

Bambu da Sorte
Imagem: 96 Creative Graphics/Shutterstock

Quais são os cuidados que você deve ter na terra e na água?

Felizmente, para os iniciantes em jardinagem, o bambu-da-sorte é uma planta de fácil manutenção. Outro fator atrativo nele está no fato dele ser uma opção que pode ser semeada diretamente na terra ou na água. Supondo que você opte por um vaso com terra, algumas regras devem ser seguidas.

Primeiramente, é primordial manter o bambu-da-sorte em um local de sombra. A planta não gosta de receber luz direta do sol e consegue se desenvolver melhor recebendo claridade indireta. Tenha cuidado para não ter suas plantas queimadas.

Falando de sua rega, o ideal é que você mantenha sua planta úmida caso ela seja cultivada na terra. Assim, antes de regar verifique se o solo está úmido ou não. Supondo que esteja, não é necessário molhar a planta.

Desde já, não deixe que ela saque. De forma geral, as regas acontecem a cada dois dias. A rega pode variar conforme a temperatura. Se estiver fazendo muito calor, regue com menos água. Agora, se estiver fazendo mais frio, procure aumentar um pouco o volume de água no solo.

Em relação à poda, em caso de aparecimento de folhas amareladas, faça a sua retirada imediatamente. Recomenda-se o uso de tesoura de jardim.

Por outro lado, o plantio na água pode ser ainda mais fácil do que na terra. Depois que você fizer a sua compra, basta colocar a planta na água. Nesse sentido, é válida a utilização de vasos de vidro, pois assim será possível fazer o acompanhamento das raízes.

Caso você cuide do bambu-da-sorte em um vaso e for o usar na água, colocar pedras no fundo do vaso é uma recomendação para o bambu ser mantido ereto. A irrigação, por sua vez, deve ser feita uma vez por semana ou a cada 10 dias. Por fim, quando você for realizar a troca da planta, é aconselhado enxaguar o vaso, as pedras colocados e a própria planta.

Bambu-da-sorte: um bambu falso?

Apesar de seu nome, a planta não carrega um bambu. Ou seja, ela ganhou esse nome, pois o seu caule difere em comparação com outras dracenas.

Ademais, a estrutura do entrenós e o nós do bambu-da-sorte relembra a aparência de um bambu verdadeiro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário