scorecardresearch ghost pixel



Plantas com folhas amareladas: Quais as causas e quais cuidados devem ser tomados

Quando as plantas ficam com a folhas amareladas há um motivo para isso, Confira agora quais são e como tratar as plantinhas.



Primeiramente, cuidar de plantas requer atenção e paciência. Algumas mudanças na planta precisam de atenção para que elas não morram.

Quando as folhas ficam amareladas, pode ser um sinal de varias coisas, dentre elas que a planta está doente e que por isso não consegue fazer a transformação dos nutrientes em energia necessária para crescer.

Isso pode acontecer por vários motivos e dentre eles estão:

  • Ausência de nutrientes – importante manter o adubo em dia.
  • Infestação de pregas – Se aparecer furos nas folhas e sinal que algum bichinho está atacando a planta. Existem inúmeras receitas caseiras que ajudam a combater essas pragas.
  • Muita água – Muito mais comum que o imaginado. As pessoas regam tanto que matam a planta. Se a terra está úmida, não precisa molhar.
  • Falta de água – Quando a plantinha esta com pouca água ela elimina folhas para economizar sua reserva, mas antes a folhagem fica amarela. Atenção.
  • Excesso de sol – Cada planta tem características próprias. Algumas podem fica mais expostas ao sol outras não. O mesmo ocorre com o vento, algumas não suportam o seu excesso e acabam amarelando e morrendo.

Como recuperar folhas amarelas

Deficiência de nutrientes – Adicione nos vasos de plantas compostos orgânicos. Existem vários disponíveis no mercado. Procure saber o mais indicado para o seu tipo de planta.

Fungos e Insetos – Busque utilizar repelentes adequados, também se orienta a mudar o vaso e fazer um bom adubo, más não deixe di tirar as folhas estragadas e não deixe no vaso esse lixo vegetal.

Excesso e ausência de água – É preciso observar e respeitar os limites de cada planta pois precisam de doses diferentes seja de rega, de luz, de adubo. Sendo assim, perceba os excessos e ataque o mal pela raiz.

Por fim, uma dica para solucionar problemas como esse é trocar o vaso de posição. Pois, caso a folha esteja amarelando e o vaso esteja exposto ao sol, coloque ele na sombra e vice-versa.

Então, use também argila e mantas, para manter a terra bem úmida, melhorando a sua drenagem.

Gostou dessas dicas e quer ler mais conteúdo como esse? Acesse Capitalist




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário