O português é um idioma que se destaca pela riqueza de detalhes. Isso faz com que ele seja percebido como complexo para muitos nativos e estrangeiros. A princípio, essa percepção está provavelmente atrelada às peculiaridades de sua conjugação verbal. Afinal, diferentemente do inglês, cujas conjugações tendem a ser mais simplificadas, o português demonstra diferentes formas verbais que podem ocasionar confusões.
Veja também: Tem ou não tem acento? Eis a questão! Nestas 5 palavras, a resposta é sim
Nesse sentido, é válido destacar três dos verbos mais difíceis do português. Desde já, supondo você tenha uma dúvida sobre algum deles, ela será provavelmente sanada. Portanto, vamos lá!
1. Os verbos mais complicados do português: precaver
Em primeiro lugar, temos o verbo precaver. Segundo o site Dicionário Online de Português, precaver é um verbo transitivo direto, bitransitivo e pronominal. Em particular, precaver significa tomar providências por antecipação para evitar acontecimentos desagradáveis.
Ou seja, supondo que você tenha uma prova em breve, você está se precavendo. Vamos para sua conjugação.
Pretérito perfeito
- Eu precavi
- Tu precaveste
- Ele precaveu
- Nós precavemos
- Vós precavestes
- Eles precaveram
Futuro do subjuntivo
- Quando eu precaver
- Quando tu precaveres
- Quando ele/ela/você precaver
- Quando nós precavermos
- Quando vós precaverdes
- Quando eles precaverem
Curiosamente, em relação ao verbo precaver, o modo indicativo do presente é caracterizado pela ausência das primeiras pessoas do singular e da terceira do plural. Assim sendo, temos somente as pessoas verbais nós e vós.
Modo indicativo do presente
- Nós precavemos
- Vós precaveis
Um exemplo de uso do verbo precaver é: “Para evitar surpresas, nós nos precaveremos contra possíveis imprevistos na viagem.”
2. Reaver é o segundo item
Reaver significa voltar a possuir algo. Trata-se de um verbo transitivo direto. Assim como o primeiro item, reaver também é um verbo destacado por ser conjugado no presente do indicativo apenas nas pessoas verbais nós e vós.
Paralelamente, no imperativo afirmativo, é conjugado apenas no vós. Reaver também não é conjugado nem no presente do subjuntivo, nem no imperativo negativo.
Presente do indicativo
- Nós reavemos
- Vós reaveis
Pretérito imperfeito
- Eu reavia
- Tu reavias
- Ele reavia
- Nós reavíamos
- Vós reavíeis
- Eles reaviam
Futuro do presente
- Eu reaverei
- Tu reaverás
- Ele reaverá
- Nós reaveremos
- Vós reavereis
- Eles reaverão
Um exemplo de uso é: “Eles reaverão um imóvel pela manhã.”
3. Intervir e sua conjugação no português
Por fim, temos o verbo intervir. Trata-se de um verbo transitivo direto e intransitivo. Em sua concepção, intervir é exercer influência em uma determinada situação na tentativa de alterar o resultado.
Por exemplo, se está acontecendo uma briga no intervalo escolar, os diretores do ambiente costumam intervir para ninguém sair ferido. Com consciência de sua definição e exemplificação, vamos para sua conjugação.
O verbo intervir, por ser derivado do verbo vir, deverá ser conjugado como este, com exceção da acentuação da segunda e da terceira pessoa do singular do presente indicativo. Repare nos exemplos.
Presente do indicativo
- Eu intervenho
- Tu intervéns
- Ele intervém
- Nós intervimos
- Vós intervindes
- Eles intervêm
Futuro do presente
- Eu intervirei
- Tu intervirás
- Ele intervirá
- Nós interviremos
- Vós intervireis
- Eles intervirão
Pretérito imperfeito
- Eu intervinha
- Tu intervinhas
- Ele intervinha
- Nós intervínhamos
- Vós intervínheis
- Eles intervinham
Um exemplo de uso é: “O diretor intervém toda vez que acontece uma discussão no intervalo da escola.”
Continue estudando para garantir que os seus resultados sejam positivos! Certifique-se de manter o hábito de tirar suas dúvidas para que você sempre se saía bem nas aulas de português.