Adeus verão, olá outono! Clima pode mudar da água para o vinho na nova estação

Previsto para se iniciar nesta quarta-feira (20), o outono chegará trazendo uma frente fria e amenizando as altas temperaturas em todo país.



O fim do verão está se aproximando, abrindo espaço para as temperaturas amenas do outono. Previsto para se iniciar às 00h06 desta quarta -feia (20), o outono se estenderá até as 17h51 do dia 20 de junho. Segundo a previsão do tempo, as temperaturas mais baixas já marcarão presença no primeiro dia da nova estação.

Veja também: Vai declarar pensão alimentícia no IRPF 2024? Fique atento a ESTA mudança

Conforme a análise divulgada pelo Climatempo, o avanço de uma frente fria está prevista para esta quarta (20), sendo a responsável por diminuir as temperaturas em todo o país. Dessa forma, o sistema aumentará também as chances de temporais no sul e no oeste do Rio Grande do Sul. Com a umidade trazida pela frente fria, haverá formação de nuvens de chuva na metade norte do território gaúcho.

Assim, sobe também a possibilidade de temporais na capital do estado, Porto Alegre, e na região serrana. Em Santa Catarina, no Paraná e em São Paulo, o primeiro dia da nova estação seguirá sendo de muito calor e tempo abafado. No entanto, os estados terão a presença de pancadas de chuvas de moderadas a fortes, a partir da tarde de quarta-feira (20).

Temporais serão mais frequentes no Brasil

Na madrugada de quinta-feira (21), o tempo fica instável em diversas cidades do Rio Grande do Sul, incluindo a capital Porto Alegre. Segundo a previsão do tempo, as tempestades poderão ter volumes significativos durante a madrugada e ao amanhecer. Porém, as chuvas ficarão mais fracas a partir do período da tarde.

Além do Rio Grande do Sul, o avanço da frente fria pelo Sudeste gera pancadas fortes de chuva também em Santa Catarina, Paraná e em São Paulo. Previsão de tempestades também no litoral sul do Rio de Janeiro e na divisa com Minas Gerais. Dessa forma, o risco de temporais nas capitais dos estados citados aumenta.

Devido ao aumento da umidade nesses locais, haverá o aumento de nuvens de chuva e possíveis tempestades. A situação se repete no Triângulo Mineiro e no sul de Mato Grosso do Sul. Por fim, os moradores do litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul devem ficar atentos às agitações marítimas nos estados.




Voltar ao topo

Deixe um comentário