1 milhão de motoristas serão multados em R$ 1.500; saiba por quê

Mais de 1 milhão de motoristas profissionais com CNH das categorias C, D e E podem ser multados por falta do exame toxicológico. Entenda os motivos.



Atenção, motoristas profissionais das categorias C, D e E! O prazo para a realização do exame toxicológico já venceu para alguns e termina neste mês de maio para outros. Se você ainda não atualizou o exame, está sob o risco de receber uma multa de R$ 1.467,35 e de somar 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Pelas regras, o prazo para os condutores com carteiras que vencem entre janeiro e junho terminou em 30 de abril. Para o restante, de julho a dezembro, o fim do período de atualização do exame é agora em 31 de maio.

Multa para motoristas

O exame é obrigatório desde 2015 e busca garantir a segurança nas estradas, detectando a presença de substâncias tóxicas e drogas no organismo.

A análise é feita por meio de amostras de cabelo, pelos ou unhas, em laboratórios credenciados. A consciência da realização do exame incentiva os motoristas a se manterem longe de substâncias ilícitas, promovendo um comportamento mais responsável ao volante.

Para evitar multas e transtornos, a orientação é para que todos os motoristas que ainda não fizeram o exame toxicológico procurem um laboratório credenciado e agendem o processo o quanto antes!

Com o fim do prazo para aqueles que tinham que renovar o documento em abril, multas já começaram a ser aplicadas. Isso porque os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran) já começaram a identificar os condutores em situação irregular.

Só para se ter uma ideia, o estado de Minas Gerais já autuou mais de 53 mil motoristas. Assim, a ideia é que os condutores façam o exame para evitar mais transtornos e, com o fim do prazo, mais unidades da federação começaram a notificar os motoristas e continuarão a fazê-lo nos próximos dias.

Para encontrar um laboratório credenciado e realizar o exame toxicológico, os motoristas profissionais podem buscar a informação no Denatran e agendar o exame. Para isso, basta conferir a lista dos locais no site do Detran do seu estado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário