scorecardresearch ghost pixel



Aprenda a fazer uma baliza perfeita para arrasar na prova do Detran

Baliza é uma das etapas do processo para tirar a CNH, mas muitos motoristas encontram dificuldades para executá-la.



O temido exame prático de direção é uma das etapas finais do processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Alguns motoristas morrem de medo de passar por ele porque, muitas vezes, não se sentem suficientemente preparados para executar a baliza.

Leia mais: Descubra quando e como o motorista deve regularizar sua CNH em 2024

A manobra que faz parte do procedimento para estacionar costuma ser uma pedra no sapato dos condutores de primeira viagem, especialmente para quem deixa o nervosismo tomar conta. Ela consiste em alinhar o veículo a outros carros já estacionados.

O Detran (Departamento de Trânsito) geralmente exige que o futuro motorista estacione o carro entre dois cones. Embora os objetos sejam suficientes para tirar o medo de bater com o automóvel em outro veículo, a ansiedade ainda assim toma conta de muita gente.

Se você está prestes a realizar o exame prático da CNH e precisa de uma ajudinha para fazer a baliza, fique calmo. A seguir, vamos te mostrar como realizar a manobra perfeita para se sair bem na prova do Detran.

Estabilidade emocional

Primeiramente, o candidato deve controlar suas emoções antes de fazer a prova. O nervosismo é um péssimo companheiro porque atrapalha a conseguir a concentração necessária, levando a erros. Por isso, respire fundo e tenha confiança em si.

Alinhamento do carro

Na hora de executar a baliza, o condutor precisa alinhar o carro com o veículo que está à frente da vaga pretendida. Esse alinhamento inicial é imprescindível e deve ser seguido pela manobra de virar completamente o volante para o lado da vaga.

Após entrar na vaga, é só acertar o volante e virar para o lado contrário para finalizar as etapas.

Pontos de referência

Para facilitar o processo, a dica é utilizar referências como a posição do retrovisor (geralmente o direito), o ângulo de entrada do carro na vaga e a passagem completa do automóvel sobre o veículo da frente. A composição de visualização formada pelo retrovisor interno e o vidro traseiro também ajuda muito.

Tente novamente

Caso a primeira tentativa de baliza não dê certo, mantenha a calma e tente novamente. Lembre-se de que ela precisa ser feita de maneira correta, e não com rapidez.

Se o carro ficou fora da posição desejada ou não foi possível finalizar a manobra, retorne ao ponto inicial de alinhamento e comece de novo.

Pare o carro

Por fim, ao terminar a baliza, nunca se esqueça de puxar o freio de mão e tirar o pé da embreagem para parar o carro totalmente. Não adianta realizar a manobra perfeita e deixar o veículo “morrer”, já que isso tira pontos no exame.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário