Adblock vai acabar? Google Chrome receberá atualização muito criticada

Após adiar nova atualização, usuários de bloqueadores de anúncios estão com os dias contados.



O Google havia anunciado que limitaria o uso de bloqueadores de anúncios no Chrome a partir de 2024, conhecido popularmente como “adblock“. Após muita demora, essa mudança finalmente chegou.

O que acontece é que a empresa está prestes a adotar no sistema do navegador o Manifest V3. Trata-se de uma nova especificação de extensão que muda a forma como os adblocks operam. A atualização começou a ser liberada nesta segunda-feira, 3 de junho. Conforme explica a empresa, a novidade chegará primeiro às versões de teste do Chrome, Canary, Dev e Beta.

O que vai mudar no Google Chrome com a chegada do Manifest V3?

Aqueles que utilizam algumas versões de teste do Google Chrome já receberam ou receberão em breve um aviso a respeito da mudança na página de gerenciamento de extensões.

Esse alerta serve para informar que o Google encerrará em breve o suporte para extensões que utilizam o padrão anterior, chamado de Manifest V2. Para não pegar o usuário de surpresa, a empresa declarou que manterá as extensões incompatíveis funcionando apenas nos próximos meses antes de serem desativadas.

A empresa declarou que pode levar até um mês para que o Manifest V3 chegue à versão estável do Chrome. Ao final, a migração completa acontecerá até o início de 2025.

Foto: Reprodução

Segurança

De acordo com o Google, a mudança proposta pela empresa dá-se pela melhoria da segurança dos usuários ao remover o suporte para extensões que utilizem código hospedado remotamente. Assim, a nova atualização foi pensada para impedir que invasores executem comandos sem autorização.

Anteriormente, a transição para o Manifest V3 estava programada para 2022. Porém, após muita resistência, justamente em razão do fim dos bloqueadores de anúncio, a Google declarou que resolveu as principais preocupações apontadas pelos desenvolvedores de softwares.

Sendo preparado desde 2018, o Manifest V3, ou MV3, afetará todos os bloqueadores de anúncios por não utilizarem certas APIs. Dessa forma, a capacidade de rastrear propagandas ficará limitada.

Extensões do Google serão afetadas?

Conforme o Google, 85% das extensões serão mantidas normalmente na Chrome Web Store, pois estas já receberam as versões do Manifest V3, algumas delas bloqueadoras de anúncios.

Quando está em ação, o Manifest informa ao navegador informações importantes sobre uma determinada extensão, desde seu número de versão, as permissões de que ela precisa, nome e mais.

Por fim, vale destacar que o Manifest V3 no Chrome não permite que mais de um desenvolvedor carregue o código de um servidor remoto, aumentando ainda mais sua segurança.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário