A língua portuguesa tem algumas “pegadinhas” que aumentam as dúvidas de muitas pessoas. Até mesmo palavras iguais podem ter significados completamente diferentes, ampliando ainda mais a confusão. A exemplo da diferença entre “Estado” e “estado”. Você sabe quando usar a palavra em maiúsculo ou minúsculo? Aprenda agora mesmo.
Para te ajudar a dominar essa sutil diferença, é importante entender os possíveis significados da palavra. A primeira dica é analisar o contexto: em qual situação ela aparece? Isso pode ser decisivo para saber se você deverá usar “Estado” ou “estado”.
Estado ou estado?
Estado com maiúscula representa a organização política, social e jurídica de um território definido, com população e governo próprios. É a base das relações internacionais e geopolíticas. Veja nos exemplos abaixo:
- O Brasil é um Estado democrático de direito.
- As Nações Unidas reconhecem a soberania de cada Estado.
- A visita oficial do Presidente da República ao Estado do México reforça os laços de amizade entre os dois países.
Já no caso da palavra “estado” com minúscula, descreve o modo de ser ou estar de algo, como estado físico, estado civil, estado de saúde, estado emocional, entre outros.
Também se refere às unidades político-administrativas que compõem um país federal, como os estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e tantos outros. Confira:
- O paciente está em estado grave no hospital.
- Após o divórcio, ela mudou seu estado civil para solteira.
- A economia do estado está em franca recuperação.
- As belezas naturais do estado de Minas Gerais atraem turistas do mundo todo.
Cuidado com as exceções, como nas frases iniciais. Apesar de “estado” iniciar com minúscula, geralmente, em frases que iniciam um parágrafo ou uma obra, a palavra assume a forma maiúscula, seguindo a regra geral de ortografia.
E avalie sempre os contextos específicos. Em áreas como Direito e Química, a palavra “estado” pode ter significados técnicos específicos que diferem das definições apresentadas anteriormente. Então, leia muito e pratique sempre para aprender na prática os usos corretos.