A internet está sendo inundada por um novo tipo de poluição: o “slop”. Esse termo se refere ao conteúdo de baixa qualidade ou indesejado gerado por inteligência artificial (IA), que está proliferando em redes sociais e resultados de pesquisa. Saiba como se proteger desse excesso de informação.
Com a explosão da IA nos buscadores como Google e Bing, a quantidade de “slop” disparou. Esse conteúdo enganoso e irrelevante atrapalha a experiência do usuário, dificultando a busca por informações confiáveis.
Não aceite qualquer informação!
Kristian Hammond, especialista em IA, chama atenção para os principais riscos dessa grande onda: esses “resumos gerados por IA” podem adormecer o senso crítico, levando os usuários a aceitar informações sem questionar. É importante estar atento e questionar a procedência de tudo que se lê online.
O termo “slop” está ganhando força como forma de descrever e combater esse problema. Cada dia mais, os especialistas no assunto defendem a necessidade de conscientizar o público sobre a qualidade duvidosa desse tipo de conteúdo. Afinal de contas, se é feito por IA, quem se torna responsável pelo conteúdo?
Com esse cenário que se fortalece, a qualidade da informação vem sendo cada vez mais discutida. A preocupação com a desinformação cresce à medida que a IA se torna mais presente. Diante disso, as pessoas precisam desenvolver habilidades para distinguir o bom do ruim e combater a proliferação de conteúdo de baixa qualidade online.
Só assim, com os devidos cuidados, será possível garantir que a internet continue sendo um espaço para o conhecimento e a informação de qualidade.
Para se proteger da desinformação, siga algumas dicas:
- Seja crítico: questione a fonte e a qualidade das informações que você encontra online.
- Verifique a autoria: certifique-se de que o conteúdo foi criado por uma fonte confiável e reputada. E mais: por uma pessoa!
- Procure por diversas fontes: compare informações de diferentes fontes antes de formar uma opinião.
- Denuncie o “slop”: ao encontrar conteúdo de baixa qualidade, denuncie à plataforma onde o encontrou.