Discutir aprendizados, experiências e planos com você mesmo do futuro parece algo tirado de um filme de ficção científica, mas o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) está tornando isso possível. Ou seja, com o projeto Future You, a universidade desenvolveu um chatbot que simula uma versão do seu “eu do futuro”, utilizando uma inteligência artificial avançada.
O Future You é inspirado em pesquisas que mostram que aumentar a “autocontinuidade futura” pode impactar positivamente várias áreas da vida. Então, essa plataforma ajuda os usuários a desenvolver pensamentos e comportamentos de longo prazo, conectando-os com uma versão virtual do seu futuro.
(Foto: Master1305/Shutterstock)
Como funciona a interação com você mesmo por chatbot
Primeiramente, para interagir com a versão futura de você mesmo, é preciso acessar a plataforma, que ainda não está disponível, e preencher um questionário. Esse processo inicial é fundamental para que o chatbot possa avaliar seus objetivos e qualidades. Após essa etapa, você começa a conversar com uma versão digital de si mesmo, que foi criada com base nas suas respostas e moldada pelo GPT-3.5.
Ou seja, essas interações não têm a intenção de prever o futuro, mas sim de criar uma narrativa plausível baseada nas suas aspirações e características atuais. Ao conversar com essa versão virtual, a ideia é que você possa refletir sobre suas escolhas e desenvolver um plano mais sólido para o futuro. Logo, a experiência é uma ferramenta poderosa para quem busca alinhar suas ações presentes com metas a longo prazo.
Os benefícios psicológicos da ferramenta
Um dos principais benefícios do projeto é a redução do “desconto temporal”, um fenômeno psicológico onde as pessoas tendem a priorizar recompensas imediatas sobre benefícios futuros. Ao visualizar e interagir com uma versão mais velha de si mesmo, o futuro se torna mais tangível, diminuindo a distância psicológica entre o presente e o futuro. Então, isso pode influenciar positivamente a tomada de decisões em várias áreas, como finanças, saúde e educação.
Adicionalmente, essa ferramenta pode atuar como um “empurrãozinho” sutil para guiar comportamentos benéficos. Quando você vê como suas ações atuais podem impactar sua vida futura, é mais provável que faça escolhas melhores. Por exemplo, investir em hábitos saudáveis ou planejar melhor suas finanças.
Exemplo de interação que já existe
Outra maneira de interagir com seu eu futuro é através do site FutureMe, que permite enviar e-mails para si no futuro. O site é em inglês, mas de uso simples e gratuito. Desse modo, ao entrar no site, você escreve uma carta para seu futuro eu, define quando quer recebê-la (1 ano, 5 anos, ou uma data específica), escolhe se quer que a carta seja privada ou pública e, finalmente, coloca seu e-mail para o envio.
Esse processo pode ser muito revelador e ajudar a refletir sobre suas aspirações e mudanças ao longo do tempo. Ou seja, receber um e-mail escrito por você mesmo anos atrás pode trazer percepções valiosas sobre seu crescimento pessoal e os caminhos que escolheu seguir.