scorecardresearch ghost pixel



ChatGPT preguiçoso? Chatbot está se negando a dar respostas diretas

Após usuários relatarem que o ChatGPT não estaria dando as respostas solicitadas, a OpenAI iniciou uma investigação sobre o problema.



Já imaginou uma situação em que o robô te mande cumprir as tarefas que ele foi designado a fazer? Pois isto é o que os usuários do ChatGPT estão relatando nas redes sociais nos últimos dias. Segundo os usuários, a inteligência artificial (IA) estaria extremamente “preguiçosa”, o que fez com que a Open AI, desenvolvedora do sistema, abrisse uma investigação para verificar o que está acontecendo.

Veja também: Na fila do ChatGPT? 2 outras opções para usar enquanto espera

Diante da situação, os usuários estão utilizando diversos fóruns no Reddit para falar sobre o problema e buscar por soluções. Um dos internautas relatou que solicitava um determinado código. Enquanto o GPT-4 antigo gerava imediatamente o código solicitado, o novo GPT-4 dá instruções para que o internauta escreva seu próprio código.

Dessa forma, seria necessário adicionar um passo extra para induzir o ChatGPT a entregar o código pronto, ao invés de instruções para que o usuário faça a tarefa. As principais reclamações são de programados e profissionais de TI que utilizam muito a ferramenta de IA para a otimização de seus trabalhos.

Usuários dão dicas para contornar problema

Os usuários do Reddit comentaram sobre diversas teorias para explicar o que tem acontecido com o ChatGPT. Enquanto alguns afirmam que a OpenAI está tentando economizar com processamento computacional, outros levantam a hipótese que o GPT-4 está evitando dar respostas antiéticas.

No entanto, em ambos os casos, os usuários estão buscando por possíveis soluções para contornar a situação. Uma delas é oferecer comandos mais específicos, de forma que o sistema não tente apresentar respostas muito simples. Assim, um usuário elaborou o seguinte comando personalizado para tentar receber respostas mais diretas: “Por favor, forneça respostas diretas seguidas de uma breve explicação. Elabore somente quando especificamente solicitado”.

Por fim, o OpenAI informou que não atualiza o modelo do GPT-4 desde o dia 11 de novembro, justificando que o comportamento diferente da IA “certamente não é intencional”. Assim, a empresa afirmou que o funcionamento da IA pode ser imprevisível, mas que já está trabalhando para corrigir as falhas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário