scorecardresearch ghost pixel



Afinal, o refrigerante zero açúcar é realmente saudável?

Veja se o refrigerante zero açúcar é realmente saudável e quais são os riscos associados ao seu consumo



Com a promessa de uma opção mais saudável, muitos consumidores têm optado pelo refrigerante zero açúcar. A ideia de reduzir a ingestão de açúcar, sem abrir mão do sabor, é atrativa.

Mas será que essa escolha é realmente recomendável? Para saber, é preciso entender as opiniões de especialistas no assunto para que assim o público consiga fazer escolhas informadas. As informações são do UOL.

Refrigerante zero açúcar é uma alternativa mais saudável?

Foto: Bychykhin Olexandr/Shutterstock

  • Componentes não fazem bem para a saúde

De acordo com uma publicação do UOL, não é certo afirmar que o refrigerante zero açúcar é uma opção mais saudável.

A nutricionista esportiva e funcional Thaís Barca, da Clínica CliNutri, comenta que “apesar de ser considerado uma opção interessante para quem está buscando monitorar a ingestão de açúcar ou até mesmo perder peso, o refrigerante zero açúcar contém vários outros componentes que também não fazem bem à saúde, entre eles, corantes, conservantes, ácido cítrico, aromatizantes, adoçantes artificiais e ácido fosfórico”, explica ao portal.

  • Quais são os riscos associados?

Em relação aos riscos à saúde, algumas pesquisas indicam os malefícios dos adoçantes artificiais a longo prazo.

“Pesquisas mostram os efeitos nocivos dos adoçantes artificiais ao corpo, especialmente quando consumidos em excesso. Eles podem favorecer doenças crônicas, alterações no metabolismo, desequilíbrio da microbiota intestinal e problemas digestivos”, diz Barca.

A publicação contextualiza que sacarina, ciclamato de sódio, sucralose, acessulfame de potássio e aspartame são exemplos de adoçantes artificiais presentes nos refrigerantes zero açúcar.

Sob o mesmo ponto de vista, a nutricionista Maria Clara Pinheiro comenta que “além disso, a acidez dessas bebidas é outro fator que pode afetar a saúde bucal e o trato gastrointestinal”.

Por último, a Dra. Marcella Garcez, nutróloga, explica que:

“Exagerar no refrigerante sem açúcar pode contribuir para o ganho de peso, por interferir no metabolismo e na regulação do apetite, para um maior risco de diabetes tipo 2 e síndrome metabólica, para condições cardiovasculares, incluindo hipertensão arterial e AVC, e para complicações na saúde digestiva e imunológica”.

Essa versão é indicada por nutricionistas?

Amanda Guerra, nutricionista, não aconselha o consumo dessas bebidas, mesmo as sem açúcar. “Eu não recomendo o consumo regular, seja com ou sem açúcar, devido aos potenciais riscos à saúde”.

Para ela, “uma bebida verdadeiramente saudável é aquela que não contém aditivos químicos, corantes artificiais, açúcares adicionais ou adoçantes artificiais”.

O que consumir além de refrigerantes

Caso você esteja procurando por outras opções para hidratação, recomenda-se, evidentemente, o consumo regular de água. Entretanto, se você prioriza um consumo saboroso, água de coco, sucos naturais e água aromatizada com frutas ou ervas são opções sugeridas na matéria.

*Com informações de UOL




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário