scorecardresearch ghost pixel



Prédio residencial mais alto do mundo será construído no Brasil: é na sua cidade?

Balneário Camboriú será o lar do prédio mais alto do mundo, consolidando sua posição como capital dos arranha-céus no Brasil.



Mais de 500 metros de altura! A prefeitura de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, aprovou recentemente o projeto do Triumph Tower, da construtora FG. A proposta é que o prédio mais alto do mundo, no modelo residencial, com mais de 100 andares, seja erguido na Barra Sul.

Porém, apesar do entusiasmo, a empresa não divulgou detalhes do projeto nem imagens oficiais, desmentindo as que circulam na internet. O Triumph Tower terá uma área construída de quase 150 mil metros quadrados, com seu Estudo de Impacto de Vizinhança aprovado desde 2022.

Prédio é um novo marco para Balneário Camboriú

A construção será à beira-mar, na Barra Sul, uma área já conhecida por abrigar alguns dos maiores arranha-céus da América do Sul. Entre eles, as torres do Yachthouse by Pininfarina e o One Tower, ambos ícones do desenvolvimento urbano da região. Balneário Camboriú, conhecida por sua expansão vertical, vai elevar ainda mais seus padrões com este novo projeto.

Esse superprojeto inclui instrumentos legais da prefeitura, como outorga onerosa e solo criado, permitindo que ultrapasse os limites do Plano Diretor em troca de contrapartidas, que ainda não foram divulgadas.

Atualmente, Balneário Camboriú ostenta seis dos maiores prédios residenciais do Brasil e o metro quadrado mais valorizado do país.

Impacto e expectativas para o prédio mais alto do mundo

Foto: Reprodução

Além de ser o prédio mais alto do mundo, o Triumph Tower vai consolidar Balneário Camboriú como a capital dos arranha-céus no Brasil. Esse título não é apenas uma conquista estética, mas também econômica.

A valorização imobiliária e o impacto urbano são frutos dessa dinâmica de crescimento vertical, que traz consigo desafios e oportunidades para a cidade.

A aprovação do Triumph Tower também ressalta a importância do planejamento urbano e dos estudos de impacto de vizinhança, fundamentais para um desenvolvimento sustentável. Enfim, projetos como este não só mudam a paisagem, mas também a dinâmica social e econômica da região.

Ou seja, a construção de prédios tão altos exige uma infraestrutura robusta, serviços públicos eficientes e uma gestão urbana capaz de integrar todas essas demandas.

Embraed Towers: mais um gigante no horizonte

Enquanto o Triumph Tower se prepara para ser o prédio mais alto do mundo, outra megaconstrução surge em Balneário Camboriú. A construtora Embraed protocolou um novo projeto na Secretaria de Planejamento do Município, visando a construção de duas torres “tamanho GG” no centro da cidade.

Batizado provisoriamente de Embraed Towers, o projeto inclui a demolição do Edifício Ivo Agostinho Rovena. Adicionalmente, as novas torres Embraed terão uso residencial e comercial, com a Torre 1, chamada Oceana, alcançando 201,39 metros de altura e 57 pavimentos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário