Nada de SP ou RJ! Esta é a cidade CAMPEÃ em roubos de celulares no Brasil

Confira os dados de um levantamento sobre furtos e roubos de celulares no Brasil. Veja quais são as cidades com maiores registros de ocorrências.



O furto e roubo de celulares é uma preocupação constante entre os brasileiros. Por isso, muitos preferem não deixar o aparelho exposto enquanto estão nas ruas. Manaus, capital do Amazonas, lidera o ranking das cidades brasileiras com mais ocorrências desse tipo, de acordo com um levantamento de 2023.

Os dados foram divulgados na última quinta-feira, 18 de julho, pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O estudo considerou as 50 cidades com as maiores taxas dessas infrações no ano anterior, incluindo somente municípios com população igual ou superior a 100 mil habitantes.

Dados do levantamento de furtos de celulares

Manaus registrou 2.096 ocorrências de furtos e roubos de celulares a cada 100 mil habitantes no ano passado, liderando o ranking. Em seguida, aparecem Teresina, com 1.866 ocorrências, e São Paulo, com 1.781.

Foto das 50 cidades com maiores incidências de roubo e furto de celulares. O gráfico exibe os estados das cidades e a taxa de aparelhos subtraídos. (Créditos: Anuário Brasileiro de Segurança Pública)

No estado do Amazonas, percebeu-se que grande parte dos roubos e furtos de aparelhos telefônicos ocorre em vias públicas. Dessa forma, a divisão das ocorrências na capital amazonense foi a seguinte: 70,8% de casos de roubo e 42,9% de furto.

Números no Brasil inteiro

Em 2023, foram relatadas 937.294 ocorrências de roubo e furto de celular em delegacias em todo o território nacional, o que representa quase dois celulares subtraídos por minuto. Até 2022, o roubo, que se diferencia do furto pela violência ou ameaça, era o método mais frequente para esses crimes. Contudo, em 2023, houve um aumento nos furtos, caracterizados pela subtração do aparelho sem agressão física.

O levantamento também trouxe dados sobre os dias da semana e horários mais frequentes das ocorrências. Foi constatado que os furtos acontecem com maior frequência aos finais de semana. Juntos, sábados e domingos somam 35% dos registros totais. Esse tipo de delito ocorre especialmente entre 10h e 11h e a partir do meio da tarde, sobretudo entre 15h e 20h.

Ilustração mostra relação entre os dias da semana com os crimes de furto e roubo.

Por outro lado, os roubos são registrados, na maioria das vezes, entre terça e sexta-feira. O auge das ocorrências é quando as pessoas estão saindo de casa para o trabalho ou para as redes de ensino, entre 5h e 8h da manhã, e quando voltam, entre 18h e 22h.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário