Agrotóxicos em duas frutas populares ameaçam a saúde da população, alerta Anvisa

Em levantamento anual, Agência Nacional de Vigilância Sanitária identifica excesso de agrotóxicos em frutas populares.



A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) terminou 2024 revelando os resultados preocupantes do Para (Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos) de 2023. O foco da iniciativa é monitorar resíduos de agrotóxicos em alimentos e seus possíveis riscos para a saúde humana.

A avaliação mais recente incluiu 3.294 amostras de alimentos de 76 cidades brasileiras. Coletadas diretamente de supermercados, elas passaram por análises rigorosas em laboratórios, resultando em achados que destacam a relevância do controle de qualidade na alimentação.

Foram examinados 14 tipos de alimentos, representando 31% do consumo de produtos vegetais no país.

Vegetais mais afetados e riscos associados

Alguns vegetais frequentemente sofrem mais ataques de pragas durante o cultivo, recebendo mais agrotóxicos. Entre eles, destacam-se morango, pepino, mamão, pimentão, goiaba, cenoura, tomate, alface e uva.

Abacaxi e laranja apareceram entre as frutas mais afetadas, com a primeira apresentando sete amostras e segunda, seis, todas com risco agudo à saúde do consumidor.

Apesar de encontrado risco agudo em algumas amostras, não foi identificado risco crônico (ao longo da vida). A conclusão vem da análise de dados, que considera tanto o consumo diário quanto as informações apuradas nos últimos dez anos pelo programa.

A pesquisa abrangeu resíduos de 338 agrotóxicos, incluindo substâncias proibidas no Brasil. Conhecer as variedades mais sujeitas a essas substâncias ajuda consumidores a tomar decisões mais informadas sobre sua alimentação.

Recomendações para o consumidor

A Anvisa alerta para a necessidade de medidas de segurança alimentar e consumo responsável. Para minimizar riscos, ela recomenda medidas como alternar alimentos por sazonalidade e optar por produtos orgânicos.

Cozinhar no vapor mantém mais minerais no produto, além de ser um método eficaz para preparar vegetais com mais segurança alimentar.

Além disso, a higienização é essencial para eliminar microrganismos, embora não elimine agrotóxicos completamente. As recomendações são:

  • Lavar com água corrente.
  • Imersão em solução de água e água sanitária.
  • Enxaguar bem após a imersão.
  • Preferir cozinhar no vapor com a casca.




Voltar ao topo

Deixe um comentário