scorecardresearch ghost pixel



7 alimentos campeões em agrotóxicos para você trocar pelos orgânicos

Os agrotóxicos vêm gerando várias discussões e algumas pessoas preferem evitar certos vegetais que recebem muitos aditivos químicos na produção.



Sabe-se que os alimentos orgânicos ainda não são tão acessíveis, mas é possível escolher parte deles para evitar a ingestão de pesticidas. Sendo assim, fazer uma lista das suas prioridades alimentares faz parte de uma vida equilibrada e saudável. Não deixe de consumir frutas, verduras e legumes que seguem como as principais fontes de vitaminas e minerais, responsáveis pela manutenção do metabolismo. 

Veja também: Chega de esquecer as coisas: estes 6 alimentos vão turbinar sua memória

Para entender a informação 

Anualmente, os agricultores precisam passar por diversas auditorias, permitindo que vários dados sobre o plantio sejam coletados. Dessa forma, é possível estabelecer quais culturas recebem mais intervenção no solo. Portanto, a seguir você vai perceber que 89,2% das uvas produzidas no Brasil apresentam agrotóxicos, seguida de 89,2% das peras, devido a certas características. 

Os alimentos com mais agrotóxicos 

  • Uva – 89,2%
  • Pera – 85,9% 
  • Pêssego – 83,5% 
  • Morango – 78,8% 
  • Maçã – 75,9% 
  • Tomate – 55,8% 
  • Cenoura – 55,3% 

Por que as frutas concentram pesticidas? 

Conforme pode ser observado, os pesticidas se concentram nas frutas, mas existe uma explicação. A fragilidade do solo e da planta eleva o risco de atrair insetos e pragas, reduzindo a produtividade. A manutenção dos pomares envolve o combate desses invasores, resultando na expansão de substâncias capazes de garantir todos os ciclos, até a colheita. 

Consuma produtos orgânicos 

Assim como outros aditivos artificiais, os defensivos agrícolas, termo adotado nos últimos anos, podem não fazer bem para o organismo humano e dos animais. O mercado de orgânicos vem crescendo ao ser considerado uma alternativa sustentável e apesar dos preços, é possível começar fazendo algumas trocas, levando em consideração os alimentos que foram mencionados acima, pera, pêssego, maçã, tomate, cenoura, morango e uva. 

As pesquisas envolvendo a ação dos pesticidas no corpo humano ainda são incipientes e complexas, porque consideram inúmeras variáveis. Porém, entende-se que os insumos orgânicos oferecem mais benefícios, como sabor mais agradável, maior durabilidade e potencial nutritivo. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário