Usar serviços de transporte por aplicativo, como o Uber, tornou-se uma parte da rotina de muitos brasileiros. No entanto, a interação com os motoristas pode, às vezes, ser marcada por frases que os passageiros já não suportam mais.
Tais expressões clichês, recorrentes em diversas viagens, surgem de preocupações legítimas dos profissionais, mas acabam por se tornar um incômodo para os usuários. Confira algumas delas a seguir.
Motoristas têm alegações justificáveis em muitas de suas comunicações, apesar de os passageiros se sentirem incomodados algumas vezes – Imagem: Erik Mclean/Unsplash
Frases típicas de motoristas de app
As expressões, embora carreguem boas intenções ou tentem facilitar o processo de viagem, soam repetitivas e até mesmo inconvenientes em alguns casos.
Para alguns passageiros, a experiência poderia ser mais agradável se certos comentários fossem evitados. As frases a seguir nem sempre são ditas pessoalmente, mas podem ocorrer também no chat do aplicativo.
1. Abastecimento do carro
Quando o motorista diz: “Vou ter que parar para abastecer”, pode ser inconveniente, principalmente para aqueles que estão com pressa. Planejar melhor o reabastecimento antes de aceitar corridas melhora de forma significativa a experiência do passageiro.
2. Conversas sobre assuntos pessoais
Expressões como “Você trabalha aqui?” ou outras de cunho pessoal são tentativas de iniciar uma conversa, mas costumam ser desconfortáveis.
Muitos preferem não compartilhar esse tipo de informação com desconhecidos, o que reforça a necessidade de um diálogo mais neutro e agradável.
3. Cuidados com a segurança
O pedido “Coloque o cinto de segurança” é comum e, apesar de ser uma prática essencial para a segurança, os passageiros que já têm esse hábito de modo automático costumam considerar desnecessária a lembrança constante.
Permitir que a pessoa se acomode antes de enfatizar essa instrução vai evitar incômodos.
4. Questões financeiras
“Eu não tenho troco” é outra frase comum. No entanto, os motoristas devem estar sempre preparados para dar o troco adequado aos passageiros, a fim de evitar a expectativa de que estes tenham a quantia exata.
Embora os motoristas de aplicativo tenham, na maioria das vezes, boas intenções ao mencionar essas frases, ajustar alguns hábitos vai transformar a experiência dos passageiros, ao torná-la mais agradável e menos repetitiva, pois pequenos ajustes na abordagem fazem uma grande diferença no serviço prestado.
