O concurso para provimento de vagas na Advocacia-Geral da União (Concurso AGU) está, cada vez, mais próximo de acontecer! Autorizado na primeira quinzena de junho, o certame já deu início à escolha de sua banca organizadora.
A seleção deve ter edital publicado até 14 de dezembro, respeitando o prazo dado pela portaria autorizativa do Ministério do Planejamento. A AGU afirma que, antes do lançamento e posse dos aprovados, haverá um processo de remoção interna a fim de lotar, devidamente, os futuros servidores.
Vale lembrar que o Concurso AGU foi, extraoficialmente, autorizado no ano passado. Desde então, o pedido tramita junto ao Planejamento, registrando intensas movimentações antes de sua autorização oficial.
Porém, mesmo sem ela, o órgão adiantou os trâmites do certame, elaborando o projeto básico do edital. O documento já foi, inclusive, enviado às empresas interessadas na organização do concurso. Outro passo importante é a organização das 100 vagas autorizadas.
O quantitativo total deverá ser encaminhado para lotação em diversos estados brasileiros e distribuído da seguinte forma:
- Contador: uma vaga
- Bibliotecário: uma vaga
- Arquivista: duas vagas
- Técnico em assuntos educacionais: duas vagas
- Técnico em comunicação social: cinco vagas
- Analista técnico administrativo: dez vagas
- Administrador: 48 vagas
Todas as carreiras exigem formação de nível superior com remuneração inicial de R$ 6.200,00. O valor inclui gratificações e salário base. Importante frisar que a nova seleção é urgente, tendo em vista o grave déficit pelo qual o órgão passa, atualmente.
O quadro atual de servidores da AGU é de 4 mil servidores. Todavia, penas 1.500 são, de fato, efetivos da instituição porque os demais são provenientes de outros órgãos, fazendo com que haja uma defasagem de 2.500 profissionais.
A AGU tem, ainda, projeto de lei tramitando na CLDF cujo texto cria o Plano Especial de Cargos de Apoio. O total de vagas a serem criadas, segundo o PL 6.788/2017, é de 3 mil postos.
Último concurso
A última seleção realizada pela Advocacia Geral da União aconteceu em 2015, tendo o Cebraspe como banca organizadora. A oferta foi de 84 oportunidades para Advogado da União, com remuneração de R$ 17.330,33.
Em 2014, foram abertas 60 vagas para técnico e analista, sob a organização do Idecan. A convocação foi 71 candidatos aprovados, o que demonstra número maior de nomeações que o previsto em edital.
A avaliação dos candidatos deu-se por meio de provas objetivas compostas por 80 questões de conhecimentos básicos e específicos. Foram cobrados conteúdos de Conhecimentos Gerais, Específicos, além de Língua Portuguesa, Noções de Informática e Raciocínio Lógico. Para alguns candidatos, também foi cobrado conteúdo de Língua Inglesa.
Maiores informações sobre o certame podem ser obtidas pelo edital, acessível através do link: EDITAL AGU 2014
Qualifique-se agora! Confira uma lista de cursos grátis com certificado válido.