Más notícias para concurseiros do Tocantins e Amazonas! Estão suspensos, temporariamente, os concursos para provimento de vagas na Prefeitura de Manacapuru e Polícia Militar do Tocantins.
As suspensões deram-se por recomendação do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE AM) e Ministério Público do Tocantins (MP TO), respectivamente. A medida justifica-se pela investigação de suspeita de irregularidades. Entenda o caso de cada seleção.
Suspensão Concurso PM TO
O concurso com 1.040 vagas para soldado e cadete já estava suspenso devido à cassação do mandato de Marcelo Miranda, ex-governador do Tocantins, e sua vice, Cláudia Lélis. O certame foi suspenso pelo Tribunal de Justiça do estado (TJ TO) em virtude de investigações sobre condutas em desacordo com a lei.
Na ocasião, assessoria de comunicação da PM TO informou que o certame não corria o risco de ser cancelado. Segundo o departamento, todos os trâmites correram dentro do previsto em lei e, ademais, a corporação está pronta para receber novos integrantes o mais breve possível.
Porém, nesta segunda-feira (09), o MP TO emitiu recomendação ao atual governador do estado, Mauro Carlesse, para que o certame não seja retomado. A suspeita é de que haja fraude na realização do concurso a partir de denúncias enviadas de alguns polos de aplicação.
Entre os pontos levantados, estão aparelhos celulares portando respostas das provas e envelopes violados. Somadas a isso, investigações policiais correm nas cidades de Arraias, Palmas e Araguaína.
As operações, até o momento, apreenderam 14 pessoas suspeitas de envolvimento em fraudes de certames no Maranhão, Tocantins e Piauí. Caso as suspeitas sejam confirmadas, a seleção pode ser anulada. Mediante a recomendação, o governo do estado tem dez dias para se manifestar.
O Concurso PM TO, suspenso em março, é organizado pelo Instituto AOCP e registrou mais de 86 mil inscrições. As provas objetivas foram aplicadas no dia 11 de março e chegaram a ter os gabaritos preliminares divulgados. Porém, mesmo com os resultados apurados, as demais fases da seleção foram paralisadas desde sua .
Concurso Prefeitura de Manacapuru suspenso
A suspensão do Concurso Prefeitura de Manacapuru deu-se por meio de despacho assinado nesta quarta-feira (11) pelo TCE AM. A decisão atende medida cautelar que denuncia mais de dez suspeitas de irregularidades.
Entre os pontos levantados, estão falta de provas de que os cargos disponibilizados estão, de fato, vagos; problemas com os requisitos para investidura e falta de demonstração da Lei Municipal que resguarda os direitos de atendimento às pessoas com deficiência.
Perante o despacho, o prefeito de Manacapuru tem 15 dias para esclarecer os questionamentos que constam na decisão e reformular o edital.
O concurso oferta 983 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade e encerrou seu período de inscrições no dia 28 de junho. As provas objetivas estava previstas para 23 e 30 de setembro, conforme o cargo pretendido.