Concurseiros que aguardam por novidades sobre o certame para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) podem comemorar! O pedido do Concurso Aneel contando com 148 vagas teve importantes avanços no Ministério do Planejamento. Agora, o processo encontra-se como restrito na Divisão de Concursos Públicos da Pasta.
A movimentação foi registrada nesta quinta-feira (16). Esse tipo de status, normalmente, precede a autorização de novos concursos públicos pelo ministério.
A solicitação em questão foi enviada, ainda, no ano passado e sua última tramitação datava de junho de 2017. Por isso, seguia sem previsão para ser autorizada.
O pedido conta com 31 vagas para especialista, 39 para analista e 78 para técnico administrativo. As duas primeiras exigem formação de nível superior enquanto a última demanda conclusão do ensino médio. As remunerações iniciais variam de R$ 6.147,52 a R$ 12.432,49, incluindo o auxílio-alimentação.
Carência de servidores na Aneel
Mesmo que o pedido enviado ao Planejamento seja atendido na íntegra, o número de vagas será insuficiente para suprir a demanda apresentada pelo órgão. A lei n. 10.871/2004, cujo texto constituída o quadro de servidores da Aneel, indicava que o número ideal de efetivos no órgão é de 765 servidores.
No entanto, apenas 615 constam como ativo, indicando uma carência de 150 postos.
Último concurso
A seleção anterior realizada pela Aneel data de 2010 tendo o Cebraspe como banca organizadora. Na ocasião, foram disponibilizadas 186 vagas distribuídas entre os cargos de técnico, analista e especialista para lotação em Brasília nas seguintes especialidades:
O certame registrou a participação de 50.533 candidatos, sendo o maior índice na carreira de técnico administrativo (27.966 inscritos). O concurso teve validade de dois anos, com prorrogação por igual período.
O que cai na prova da Aneel?
O edital atualizado, ainda, não foi publicado mas, como os cargos a serem disponibilizados são os mesmos, o candidato pode adiantar seus estudos a partir do que foi cobrado em edições anteriores.
No certame de 2010, os participantes passaram por provas de conhecimentos básicos e específicos que abordaram os seguintes conteúdos:
- Língua Portuguesa
- Ética e Conduta Pública
- Noções de Informática
- Noções de Direito Administrativo e Constitucional
- Língua Inglesa (exceto técnico)
Mais informações sobre o conteúdo programático podem ser verificados no edital: EDITAL CONCURSO ANEEL 2010