O CIO (Chief Information Officer, em inglês) de uma empresa é o grande responsável pela tecnologia da informação (TI) de uma organização.
Essa função é atribuída ao executivo mais experiente da área de tecnologia da informação. Por isso, além de ser formada em TI, a pessoa precisa também ter bons conhecimentos de estratégia, liderança e gestão.
Dessa forma, o CIO compõem um comitê executivo que conta com a participação do diretor-executivo (CEO), diretor de operações (COO) e diretor financeiro (CFO), dentro da organização.
Geralmente, as funções do CIO são confundidas com o CTO (Chief Technology Officer). No entanto, o primeiro tem foco nos sistemas de informática que são usados pela empresa internamente. Já o segundo, tem relação maior com os clientes externos da organização.
CIO: Função
O CIO de uma empresa deve ser responsável por diversas funções que são essenciais para a organização. Algumas delas estão listadas logo abaixo. Observe:
- Administração dos recursos;
- Gestão das estruturas e das pessoas inerentes a área de TI;
- Garantir que os projetos possam ser finalizados no prazo correto e dentro do orçamento que a empresa dispõe;
- É o grande responsável por fazer com que a organização consiga tirar o máximo proveito da informática para conquistar os seus objetivos;
- Pensar na forma como essas tecnologias da informação podem ter um papel estratégico interessante no modelo atual de negócios.
O CIO de uma empresa irá efetuar a supervisão da compra e também da implementação dos produtos de TI, ou seja, dos softwares e hardwares e também todos os serviços que tiverem relação com esse setor.
Esse profissional é responsável por auxiliar a empresa a tirar o maior proveito possível de informática. Desta maneira, a organização consegue atingir os objetivos almejados.
Assim sendo, o CIO precisa pensar de forma estratégica, nos métodos para que a tecnologias da informação possam desempenhar papeis planejados nas formas de negociação.