A gestão do conhecimento é o método que capta, organiza, dissemina, pratica e protege o conhecimento que é relevante para uma organização.
Essa gestão compreende três pontos estratégicos. São eles: o capital intelectual, a experiência acumulada e as informações estratégicas.
Capital Intelectual
São as informações que cada funcionário tem individualmente. Elas são oriundas da formação e experiência de cada um.
Experiência acumulada
Engloba todo o conhecimento que está presente no processo, nos produtos, no serviços, sistemas e também nos documentos da organização.
Informações estratégicas
São os conhecimentos que a empresa vai adquirindo, principalmente informações externas que tem a ver com o ambiente em que o órgão atua.
Portanto, a meta da gestão de conhecimento é atuar como um instrumento de gerir ou de filosofia organizacional, que estimule novos saberes.
Dessa forma, a ferramenta permitirá que todo o conhecimento adquirido pelo órgão transite na empresa, com o intuito de beneficiar a organização, melhorando os patamares de desempenho e inovação.
Assim sendo, a filosofia de gestão parte do princípio de que a empresa precisa disseminar o conhecimento que já possui. O pressuposto é que o órgão já possui todo o entendimento necessário, mas precisa dissipá-lo.
A troca entre funcionários e os departamentos é um método de gestão nas empresas, principalmente pelo fato de essa relação levar ao aumento do capital intelectual da organização.
Além disso, esse intercâmbio auxilia também no surgimento de novas ideias e na conquista de melhores resultados.
Transferência do conhecimento
A gestão busca um relação mútua entre colaboradores e corporação. Assim sendo, os funcionários precisam ter acesso ao conhecimento coletivo da organização, enquanto o órgão tem a obrigação de conhecer seus funcionários.
Deste modo, a empresa tem a noção do que o colaborador sabe individualmente e como aquele aspecto pode ser compartilhado com toda a equipe.
A meta, nesse caso, é chegar a uma aprendizagem organizacional. Assim, haverá um conhecimento coletivo e que responda as questões da empresa.
Como pode ser disseminado nas empresas?
A gestão do conhecimento é disseminada por alguns métodos específicos para alcançar os resultados almejados. Veja:
Socialização
É a experiência que o colaborador tem e, geralmente, não é medido por ações e sim compartilhados através da observação, imitação e prática.
Externalização ou articulação
É a forma de modificar a experiência em uma forma de saber que pode ser compartilhado com toda a equipe.
Padronização ou síntese
Trata-se de uma organização do conhecimento explícito, ou seja, pode ser formal ou técnico. O objetivo é aplicar com mais facilidade dentro do dia-a-dia do trabalho.
Internalização
É uma aplicação eficiente da prática do conhecimento formal e técnico, que ocorre quando os funcionários usam esse saber em uma aula, para melhorar o seu desempenho.
Portanto, após apresentar os tópicos, foi possível perceber que existem muitas maneiras de conseguir aplicar a gestão do conhecimento dentro de uma organização. O importante é saber que dá para utilizar esse método em empresas pequenas, médias e grandes.
Assim sendo, é primordial que os gestores tenham consciência que colaborador precisa ser visto como um importante ativo para a empresa.