Setor Administrativo

Entenda o que significa setor administrativo e saiba quais são as funções dessa área dentro das empresas



O setor administrativo é o grande responsável pela gestão e  planejamento estratégico de uma organização.

Dessa forma, é esse campo da organização que tem a responsabilidade de gerir as pessoas e todas as atividades que são realizadas na empresa.

A área administrativa perpassa por todas as partes do órgão que fazem o negócio acontecer. Assim sendo, ela pode acumular algumas funções. Isso vai depender das necessidades de cada companhia.

Em alguns casos, os recursos humanos ou as finanças, por exemplo, podem ser agregadas ao setor administrativo.

Portanto, é importante conhecer um pouco mais a fundo quais são as funções dessa área, primordial no desenvolvimento das organizações.

Setor administrativo: funções

O setor administrativo é muito extenso e um dos mais significativos nas questões de liderança empresarial. Por isso, essa área é responsável por atuar em diversos campos da organização.

Dessa forma, a administração opera nas esferas das produções, compras, marketing, comercial e/ou logísticas. Assim, esse setor tem como tarefa criar uma interação entre esses campos.

Há algumas funções inerentes ao setor administrativo. Vamos a eles:

Gestão e desenvolvimento de recursos humanos

Para um bom funcionamento da organização é necessário uma gestão sobre a equipe como um todo. Dessa forma, essa função é imprescindível para a relação com os colaboradores.

Desde efetivar contratações, fazer treinamento necessários ou até mesmo demissões, passam por esse setor.

Administração de produção e serviços

Observar como o trabalho está sendo feito na organização também passa pelo setor administrativo. Um controle feito de perto pelos gestores é essencial para um bom processo produtivo.

Gestão de tesouraria e compras

Ter um controle sobre as finanças e aquilo que é comprado pela empresa é primordial. Por isso, é importante que os administradores sejam aptos a trabalhar de forma organizada e fazer com que nada fuja do controle.

Gestão de vendas e cobranças

Gerir as vendas é preciso e fazer cobranças é muito importante. Por isso,  o setor administrativo também lida com isso e é vital que uma empresa tenha eficiência nesse na hora de gerir esse setor.

Controle do sistema de qualidade

Tudo que é criado precisa ser testado e ter um controle eficaz de qualidade. Portanto, a administração deve investir nessa área a fim de criar diferenciais competitivos.

Sendo assim, o importante é ter em mente que o conjunto composto pelos administradores será o  grande responsável pela liderança da empresa.

Isso se dá pelo fato de o setor administrativo definir as trajetórias  e também os métodos de trabalho na organização.




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