O que é um colaborador em uma empresa?

Entenda como o termo é usado pelas empresas e saiba também quais são as críticas em torno desse cargo



O colaborador em uma empresa é aquele que colabora de forma efetiva e têm uma participação maior ao se integrar com a equipe com a qual trabalha.

Mais do que um funcionário comum, o colaborador está mais incluso no processo da organização de forma mais ampla. A missão dele ultrapassa apenas realizar tarefas.

Por isso, para ser um colaborador, além de saber com exatidão os objetivos e metas da organização, o funcionário precisa colaborar de forma direta para que elas possam ser alcançadas.

O colaborador de uma empresa pode ser visto como aquela pessoa responsável por ajudar a empresa a cumprir as metas de forma coletiva. Essa é a missão primária.

Entretanto, para que uma companhia possa ter colaboradores, não basta trocar os termos “funcionário e empregado” por colaborador, por exemplo.

Mais do que isso, a empresa precisa investir em políticas de motivação. Será através delas que os funcionários terão mais espaços para opinar, e naturalmente se sentirem mais inclusos na organização.

Além disso, é primordial que as opiniões sejam colocadas em prática. Por isso, meios de fazê-las acontecer devem ser pensados estrategicamente pelos gestores da empresa.

Ademais, é importante que a companhia demonstre o quanto o trabalho dos funcionários está associado ao sucesso e crescimento do órgão.  Dessa forma,  o trabalhador vai passar a enxergar um futuro favorável naquilo que estão fazendo.

Portanto, para isso, adotar um plano de carreira e apresentar aos funcionários é um caminho a ser seguido. Esse ponto é vital no processo de estreitamento de relações entre empresa e empregado.

Críticas ao termos colaborador

O uso do termo colaborador não é do agrado de todos. Para alguns acadêmicos, empregá-lo no lugar de “funcionário” ou “empregado” pode fazer com que haja desigualdades nas relações de trabalho.

Os críticos do termo frisam que é necessário um equilíbrio de forças, para que aconteça uma colaboração verdadeira. Para os criticadores, na relação entre empresa e funcionário essa equiparação não existe.

Por isso, para os críticos, ao ser colocado como colaborador, o empregado pode se esquecer que ainda está sob uma posição de submissão. O que é problemático, já que as hierarquias, mesmo em empresas mais inclusas e participativas, não deixam de existir.

Além disso, os criticadores ainda apontam o fato de o termo colaborador ser uma forma de manipular encontradas pelas empresas, para que elas possam se livrar de direitos trabalhistas.

Portanto, o funcionário tem que se atentar a esse cargo e sempre observar quais são as verdadeiras intenções da companhia ao colocá-lo como colaborador.




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